
Cascavel - Desde que os ônibus do transporte público passaram a circular pelas avenidas Brasil, Tancredo Neves e na Rua Barão do Rio Branco, ainda em 2014, a conversão à esquerda nestas vias ficou proibida e foi adotado o looping de quadra, para que a travessia seja feita de forma segura. No entanto, o número de multas sempre foi bastante alto – infrações que são flagradas pelos radares eletrônicos espalhados pelas vias da cidade.
Este tipo de multa chegou a atingir o ranking de maior número de infrações, mas neste primeiro semestre do ano vem caindo gradualmente. De acordo com o balanço do primeiro trimestre deste ano, apresentado pela Transitar, este tipo de infração teve uma queda superior a 50%, passando de 1046 em fevereiro para 536 em março, que somadas ao mês de janeiro dão o total de 3.061 multas.
Mesmo assim, esta infração é a terceira mais praticada pelos cascavelenses que têm no topo do ranking o excesso de velocidade. Ao todo, nos três primeiros meses deste ano foram 18.834 multas por excesso de velocidade. A quantidade é bem parecida se forem distribuídas nos meses, sendo 6,8 mil em março, 6.033 em fevereiro e 6.001 em janeiro. Em segundo lugar aparece o avanço do sinal vermelho, que somou nos três meses 5.078 infrações.
Multas
O relatório aponta ainda 1.994 multas por transitar na faixa exclusiva do transporte público e 169 por parar sobre a faixa de pedestres. Pelo relatório financeiro, elas representam, ao todo, um montante de R$ 8.480.858,67 que terão que ser pagos aos cofres públicos. Ao todo, o valor corresponde a 29.136 multas aplicadas no primeiro trimestre, sendo 9.841 em março, 9.530 em fevereiro e 9.765 em janeiro.
Para o diretor de Trânsito, Jorge Pinheiro, analisando os dados em março teve um pequeno aumento, mesmo que todos os nossos aparelhos estão localizados e devidamente identificados em pontos estratégicos, onde tem o registro de uma maior quantidade de sinistros.
Segundo ele, a quantidade de multas continua elevada, mas é importante considerar o alto número de veículos trafegando e apenas 49 radares, mas que a prioridade da autarquia é sempre pela orientação e não pela multa. “O objetivo é orientação, conscientizar o condutor de que ele tem que andar na velocidade estabelecida para a via, para que com isso a gente possa evitar os acidentes e também o número de vítimas”, frisou.