Aos 73 anos, João Maria de Souza esbanjava animação por onde passava. Adorava fazer churrasco e ver a família reunida aos domingos. Gostava muito de dançar. Para ele, não havia tempo ruim. Sempre que podia, vestia uma camisa social, colocava seu chapéu dançava todas nos bailões de Cascavel.
Ele nasceu em Taió (SC) e veio para a região oeste do Paraná com apenas 11 meses de vida. Antes de vir para a “cidade”, morou nos distritos de São Salvador e Rio do Salto.
João Maria construiu sua vida ao lado da esposa, Rosalina, e foi um dos pioneiros do Bairro Morumbi, na região norte de Cascavel, onde permaneceu por 45 anos.
Além da alegria costumeira, João tinha muita garra e disposição para o trabalho. Foi motorista de caminhão e trabalhou muitos anos na Albiero Terraplanagem, que foi onde se aposentou.
Criou cinco filhos e uma neta. Dessa prole nasceram 13 netos, sete bisnetos e mais dois bisnetos que estão a caminho e não pôde ver nascer.
A despedida
Apesar de levar sempre uma rotina ativa, João Maria de Souza teve sua vida abreviada por problemas de saúde. Ele passou 11 dias internado na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Veneza, de onde foi transferido para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira. Segundo familiares, João teve três AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e pneumonia aspirativa. Ele faleceu na noite de segunda-feira (22).