RIO ? Após dois anos de rumores, a Apple confirmou que trabalha num projeto secreto para o desenvolvimento de carros autônomos, seguindo o mesmo caminho de rivais no setor da tecnologia e montadoras. A revelação foi feita em comunicado encaminhado à agência reguladora de transportes dos EUA, informa o ?Guardian?.
?A companhia está investindo pesadamente no estudo de aprendizado de máquinas e automação, e está excitada sobre o potencial dos sistemas automatizados em muitas áreas, inclusive os transportes?, diz o documento assinado por Steve Kenner, diretor de Integridade de Produtos da Apple, à National Highway Traffic Safety Administration.
A carta não inclui detalhes do projeto, nem o nível de avanço, mas destaca os ?significantes benefícios sociais dos veículos autônomos?, que são descritos como uma tecnologia capaz de salvar vidas, com potencial para prevenir milhões de acidentes e milhares de mortes todos os anos.
Outras companhias, tanto do setor de tecnologia como do automotivo, já realizam testes com veículos autônomos em cidades americanas e em Cingapura. A montadora americana Tesla já oferece aos seus consumidores sistemas autônomos de direção, apesar de a companhia não comercializar os veículos como sendo autônomos.
Google e Uber são outras empresas de tecnologia que trabalham nessa tecnologia, ao lado de praticamente todas as grandes montadoras. Um relatório da consultoria KPMG prevê que este mercado deve movimentar US$ 1,1 trilhão em 2025. A previsão é de que esses carros não apenas sejam comercializados para os consumidores finais, mas que substituam motoristas de táxi e caminhões.
Na Apple, o desenvolvimento do carro autônomo é conhecido como Projeto Titan, que, segundo rumores, envolve uma equipe com mais de 1 mil engenheiros, muitos deles contratados a peso de ouro da rival Tesla. A carta de Kenner é datada do dia 22 de novembro, mas apenas agora foi tornada pública.
Não existem informações sobre quais as intenções da Apple, se seria apenas no desenvolvimento da tecnologia para ser comercializada para montadoras ou se ela pretende lançar carros próprios. Neste ano, surgiram rumores de que a companhia estaria interessada na compra da britânica McLaren.
No documento, a Apple pede que as companhias compartilhem informações entre si, respeitando a privacidade.
?As companhias devem compartilhar cenários identificados e dados dinâmicos de acidentes de quase acidentes?, escreveu Kenner. ?Pelo compartilhamento dos dados, a indústria vai construir um conjunto de dados mais compreensivo do que qualquer companhia poderia criar sozinha?.
A companhia pede ainda que a agência reguladora ?explore questões éticas? sobre os carros autônomos, pois eles ?prometem um impacto grande e profundo nos humanos?.
Nesta segunda-feira, a japonesa Nissan apresentou protótipos de veículos autônomos que estão sendo testados em suas fábricas. A primeira função é fazer com que os carros embarquem em navios cargueiros sem a necessidade de um motorista. Mas, para o futuro próximo, o sistema pode ser utilizado nas ruas.
Segundo Haruhiko Yoshimura, executivo da companhia, os planos são levar essa tecnologia de embarque e desembarque autônomo para toda a fábrica de Oppama em 2019, e ampliar para outras instalações.