A festa de São Cristóvão – o padroeiro dos motoristas – acontece sempre no primeiro final de semana do mês de agosto, mas a programação religiosa já começou no dia 22 de julho de 2025. Cerca de 300 voluntários se envolvem diretamente na organização do evento, que este ano completa 66 anos.
Um evento tão tradicional assim chama a atenção pela grandiosidade de suas marcas: mais de 8 mil automóveis são esperados para a tradicional bênção na manhã do domingo; mais de 500 motocicletas participaram da motociata no sábado à tarde; mais de 3 mil pessoas devem passar pela praça de alimentação da festa durante os três dias e no domingo e cerca de 2 mil pessoas devem almoçar o delicioso churrasco.
Praça de alimentação
Diversos sabores de churros, espetinhos de morangos, brigadeiros, doces juninos, bolos, cucas, pudins, cachorro quente, pastéis e diversas bebidas estão entre as delícias que poderão ser encontradas na festa, além do Pão de São Cristóvão – iguaria típica da festa.
Bênção
Na manhã deste domingo, a carreata iniciou nas primeiras horas do dia e conta com cinco sacerdotes e uma grande equipe de ministros para a bênçãos dos veículos, na manhã e tarde de domingo, que é quando acontece o ponto alto da festa e deixa a Avenida Brasil lotada, com demonstrações de fé que ecoam nas buzinas
Procissão
A Procissão iniciou às 7h da manhã saindo da igreja São Cristóvão com o tradicional Acorda Cascavel – esta procissão já é tradição na cidade onde diversas empresas de transporte e também motoristas de veículos pequenos se juntam para fazer um grande buzinaço na em toda extensão da Avenida Brasil.
Churrasco
Neste domingo será servido o tradicional churrasco. O ingresso custa R$150,00 e o churrasco tem cerca de três quilos de carne assada, que pode ser levada para casa ou consumida na praça de alimentação no pátio da igreja. “Quem quiser almoçar aqui com a gente poderá adquirir porções de arroz, saladas, maionese, cucas e bebidas”, explica o coordenador da festa, César Tonetto.
Os valores arrecadados com a festa serão revertidos para as obras do centro catequético da paróquia, que está em execução do projeto de construção.