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Stock Car faz mudança no calendário e deve voltar a Cascavel em novembro

O Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, deve receber a penúltima etapa da temporada da Stock Car, em novembro

O Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, deve receber a penúltima etapa da temporada da Stock Car, em novembro. Foto: Vanderley Soares
O Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, deve receber a penúltima etapa da temporada da Stock Car, em novembro. Foto: Vanderley Soares

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou ontem alterações no calendário 2024 motivadas em parte por deficiências técnicas e de estrutura em autódromos nacionais. A nova programação do campeonato manteve uma prova em El Pinar, situada nas imediações da capital uruguaia, Montevideo, mas não inclui corridas em palcos tradicionais do esporte no Brasil, como Londrina (PR), Campo Grande (MS), Santa Cruz do Sul (RS) e Tarumã (RS), onde a categoria nasceu em 1979. Com a revisão do calendário, Cascavel deve receber a penúltima etapa da temporada nos dias 23 e 24 de novembro. O Autódromo Zilmar Beux é a primeira opção, mas a prova poderá ir para Brasília, caso as obras de reforma do autódromo fiquem prontas até lá.

“Neste aspecto, acredito que estamos em um dos piores momentos da história do automobilismo brasileiro, no qual poucas pistas conseguem abrigar as maiores categorias em condições técnicas satisfatórias, o que inclui segurança, algo que nos preocupa”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar

“Hoje temos eventos extremamente profissionais que por isso mesmo precisam atender a exigências como acomodação do público, acessos, estacionamento, alimentação disponível, hidratação e, claro, condições técnicas mínimas. Pistas não podem esfarelar, guard-rails precisam estar íntegros, boxes precisam ter energia elétrica e devem abrigar as equipes no caso de chuvas. Até por isso, estamos olhando com mais atenção para pistas fora do Brasil, como a do Uruguai”, completou. A Stock também disputará uma prova em Buenos Aires, junto com a Fórmula 4 Brasil (veja calendário abaixo).

Segundo um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo, em seus principais palcos a Stock Car sozinha despeja o equivalente a R$ 30 milhões na economia local. “Nosso evento energiza a comunidade, ou seja, gera ganhos para o cidadão e empresas locais. Geramos cerca de dois mil empregos indiretos e ainda realizamos rotineiramente ações de ESG. Alguns governos locais não enxergam isso”, comenta Julianelli.

“De outro lado, cidades como Cascavel, Mogi Guaçu (onde fica o Velocitta) e Nova Santa Rita (Velopark) se tornaram mais conhecidas e visitadas também por serem sedes de eventos como os nossos, do esporte a motor, entre outras atrações. É uma pena: há pistas onde gostaríamos de competir e simplesmente não podemos. Lamentamos, especialmente, pelos fãs”, detalha o executivo.

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024:

29 e 30 de junho – 5ª etapa, Velocitta (SP)

27 e 28 de julho – 6ª etapa, Goiânia (GO)

17 e 18 de agosto – 7ª etapa, Belo Horizonte (MG)

7 e 8 de setembro– 8ª etapa, Velopark (RS)

5 e 6 de outubro – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina

25 e 26 de outubro – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai

23 e 24 de novembro – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)

14 e 15 de dezembro – 12ª etapa, Interlagos (SP)