Automóveis

Nissan Sentra rumo às duas décadas de história no Brasil

O Nissan Sentra chegou ao mercado brasileiro com importação oficial da marca japonesa em 2004

Nissan Sentra está há quase 20 anos no mercado brasileiro
Nissan Sentra está há quase 20 anos no mercado brasileiro

Falta muito pouco para a oitava geração do Nissan Sentra chegar ao mercado brasileiro. Com a novidade, o sedã continuará sua história de quase duas décadas no país com muitos mais tecnologia, conforto e design de ponta.

O primeiro Sentra que chegou ao Brasil, oficialmente importado pela Nissan em 2004, foi o da quinta geração, que era conhecida pelo código B15. Antes disso, importadores independentes trouxeram o modelo na década de 1990 em pequenas quantidades – globalmente, a linha surgiu em 1982.

O Sentra de quinta geração tinha 4,51 m de comprimento e linhas arredondadas. Fabricado na unidade de Aguascalientes, México, veio ao Brasil com motor 1.8 de 126 cavalos de potência, em uma única versão, a GXE.

Em 2007, o Nissan Sentra mudou fortemente para a sexta geração (B16). Seu novo design com linhas mais angulosas e faróis e lanternas verticais substituía o estilo da geração anterior. O modelo cresceu 6 cm no comprimento e, no entre-eixos, foi para 2,69 m. Também ficou mais largo e mais alto.

A linha 2010, lançada em novembro de 2009 pela Nissan do Brasil, trazia uma atualização de estilo com a introdução da grade com três filetes contínuos, que substituía o estilo colmeia. Além disso, vieram novos itens na lista de equipamentos, como a chave inteligente presencial I-Key, acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular e o sistema de áudio com entrada USB e tela colorida de 4,3″.

A sétima geração global – a terceira no Brasil – foi lançada aqui em setembro de 2013. Era conhecida pelo código B17 e trazia design com linhas elegantes, inspiradas no estilo do sedã grande Altima. O Nissan Sentra cresceu mais no comprimento (4,63 m) e ficou com 2,70 m de entre-eixos. O consumidor brasileiro podia escolher entre os câmbios manual de seis marchas ou XTRONIC CVT.

Em 2016, esse estilo foi renovado com o lançamento da linha 2017. O novo desenho da carroceria deu um estilo ainda mais contemporâneo e com toques de esportividade.

Por dentro, o Nissan Sentra 2017 também trazia novidades como o quadro de instrumentos TFT (Thin Film Transfer), equipamento de áudio novo e mais segurança com a introdução da primeira versão do Safety Shield.

Agora, a Nissan se prepara para dar continuidade a história da linhagem Sentra no Brasil com o lançamento, em breve, da oitava geração do sedã.

Crédito: Divulgação