
Brasil - A Foton anunciou ontem a abertura oficial de sua linha de montagem em regime CKD na cidade de Caxias do Sul (RS). Trata-se de uma linha que, inicialmente, irá montar caminhões a partir de seus componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em CKDs (Completely Knocked Down Parts).
Veículos
Neste primeiro momento, os veículos produzidos na planta serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil. Também será montado no local o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento brasileiro dos semipesados e que começa a ser vendido pelas concessionárias brasileiras da empresa em abril.
A unidade industrial conta com seis mil metros quadrados com capacidade de produção de cinco mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo fabril da Agrale, em Caxias do Sul.
“É uma linha de montagem moderna, otimizada e altamente eficiente, que será abastecida com peças e componentes de alta tecnologia. Cada caminhão percorrerá oito estações em linha e quatro estações fora da linha, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, transformaremos peças, tecnologia e inovação em veículos eficientes e robustos, prontos para rodar pelas estradas do Brasil”, explica Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, que coordenará a fábrica.
Segundo Pontes, a parceria com a Agrale é estratégica para a Foton. “Investimos em uma infraestrutura totalmente nova, com maquinário novo, pois estamos focando na produtividade e na qualidade final dos veículos. Escolhemos o complexo fabril da Agrale devido à sua localização na cidade de Caxias do Sul, que possui uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Além disso, teremos uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Isso nos trará velocidade na produção”, conclui.
Inicialmente, a planta montará até sete caminhões por dia, com flexibilidade para aumentar a produção caso seja necessário.