Esportes

Paraná oferece iniciação esportiva a pacientes com deficiência física

Programa proporciona evolução no tratamento e melhora na qualidade de vida dos participantes

Curitiba – As secretarias do Esporte e do Turismo e da Saúde lançaram na terça-feira (21) o Programa de Reabilitação Motora e Iniciação Esportiva Viva o Jogo, feito em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

O programa é mais uma oportunidade de reabilitação, por meio do ensino de técnicas básicas de diferentes modalidades esportivas, para pacientes em tratamento no Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, unidade pública estadual que atende pessoas com deficiência física, em Curitiba.

O idealizador da proposta, Mário Sérgio Fontes Fontes, responsável pelo Paradesporto da Secretaria do Esporte, ressalta que o programa vai proporcionar uma evolução no tratamento, mas também melhora na qualidade de vida e na autoestima dos participantes. O programa oferece iniciação esportiva aos pacientes, mas Fontes acredita que poderá servir para a formação de novos atletas.

“Caso o paciente se interesse, irá seguir em frente na modalidade que escolheu e o Centro Hospitalar de Reabilitação poderá se tornar um celeiro do paradesporto no Paraná”, diz Fontes.

Primeiro profissional cego a se formar em educação física no Brasil, Fontes lembra que o Estado teve um avanço significativo na área do paradesporto nos últimos anos, inclusive com a criação dos Parajaps – Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, em 2012.

O diretor-geral do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, Alan Cesar Diorio, disse que, além de proporcionar a reabilitação física, o esporte proporciona também a reabilitação emocional.

“Oferecer a prática esportiva é a maneira mais efetiva de dar alta a nossos pacientes”, comentou Diorio.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)