Esportes

Tocha olímpica cruza a Baía de Guanabara rumo ao Rio

RIO? Depois de visitar 324 cidades e passar pelos quatro cantos do país, a tocha olímpica chega nesta quarta-feira ao seu último e mais importante destino, o Rio. A última parada antes da cidade sede da Olimpíada foi a vizinha Niterói, de onde a chama partiu cruzando a Baía de Guanabara com destino à Escola Naval.

Torben e Lars Grael, Clínio Freitas, Isabel Swan, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira e Ronnie Senfft conduziram a chama pelas águas que serão palco das competições de vela. Isabel vai lutar por uma medalha na classe na classe Nacra 17, que fará sua estreia na Rio-2016.

INFOGRÁFICO: OS CAMINHOS DA TOCHA

No Rio, o prefeito Eduardo Paes abrirá os trabalhos antes da tocha olímpica embarcar no VLT, na Estação do Aeroporto Santos Dumont em direção à Cinelândia, onde estará o gari Renato Sorriso. Após passar em frente ao Theatro Municipal, o comboio seguirá percorrendo as principais ruas do centro da cidade e da região portuária. Por causa da tocha, o horário de operação do VLT será alterado, funcionando das 12h até às 24h. A previsão é que por volta das 11h30, o tour no Rio seja encerrado na Cidade do Samba. Links Tocha Olímpica

Na quinta-feira, a festa continua apenas na capital, que terá feriado, conforme anunciou o prefeito Eduardo Paes. A previsão é que as ruas por onde a tocha passará sejam fechadas uma hora antes. Por isso, os moradores do Recreio e da Barra deve ficar atentos pois, a partir das 8 horas, começará o revezamento em toda orla. O destaque do início da festa será do surfista Rico de Souza, que vai segurar o fogo olímpico sobre as ondas da Praia da Macumba, no Recreio.

Na sexta, dia da abertura, a previsão é que depois das 8h parta o comboio da tocha da Praia de Botafogo e siga até a Gávea. Depois, a cerimônia recomeça da Praia de São Conrado, seguindo por toda a orla da Zona Sul até a Praia de Copabana, na altura da Avenida princesa Isabel. O revezamento ainda passará pela Urca, antes de chegar ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. O cavaleiro Rodrigo Pessoa, medalhista olímpico, será o último condutor da tocha.

LEIA TAMBÉM:

Rio 2016: o que muda no trânsito da cidade e nos serviços de transportes

Mapa e aplicativo vão facilitar deslocamentos

Boulevard Olímpico terá mais de 100 shows durante os Jogos