NOVA YORK – Um dias após a abertura de capital da Snap, proprietária do Snapchat, as ações da empresa estrearam na Bolsa de Nova York com alta de quase 50%. Os papéis, que abriram o dia cotados a US$ 17, estão sendo negociados a US$ 24 e chegaram a valer US$ 25,42, na máxima, durante a manhã desta quinta-feira. snap_0203
A empresa, que fez sua oferta inicial de ações (IPO) na noite de quarta-feira, vendeu 200 milhões de papéis, sendo cotada a US$ 20 bilhões. Agora, com a alta de hoje, o valor de mercado da Snap subiu para US$ 33 bilhões, incluindo opções de ações sem data determinada para exercício e subsídios. O número representa quase o dobro do valor inicial do Facebook, ou ainda cerca de quatro vezes o valor de mercado do Twitter quando se tornou IPO.
Segundo a Reuters, a Snap foi a empresa que mais teve ações negociados na manhã desta quinta-feira, o que também pode incentivar outras gigantes da tecnologia privadas a abrirem seus capitais nos próximos meses.
A euforia, contudo, se dá em torno de uma empresa que está perdendo dinheiro. A Snap reportou uma perda de US$ 514 milhões no ano passado; em 2015, a empresa já havia tido um prejuízo de US$ 373 milhões. Apesar disso, os mais de 158 milhões de usuários ativos diariamente são o principal atrativo da empresa. Ao todo, os ?snapchatters? enviam mais de 2,5 bilhões de mensagens e imagens diariamente. Em média, um usuário regular utiliza ainda o aplicativo mais de 18 vezes ao dia.
? A Snap apresenta aos investidores uma oportunidade de investir em uma plataforma de inovação em grande escala e com forte apelo aos jovens ? disse Brian Wieser, analista do Pivotal Research Group. ? Infelizmente, a empresa foi supervalorizada, dada a escala de oportunidades a longo prazo e os riscos associados.
A empresa, que reportou uma receita de US$ 404 milhões no ano passado, espera chegar a US$ 1 bilhão em 2017.