Cotidiano

Rodrigo Maia defende discussão ?transparente? sobre anistia ao caixa 2

BRASÍLIA – Em sintonia com a cúpula do PSDB e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta sexta-feira, ao GLOBO, que a anistia ao caixa 2 tem que ser discutida de forma ?transparente?.

? Essa discussão tem que ser transparente, tem que se apresentar antes qual o texto será votado, não enganar a sociedade sobre o que se pretende fazer. Debatendo de forma clara, não fica parecendo algo pior do que é na realidade ? disse.

Apesar de dizer que não está à frente deste debate na Câmara, Rodrigo Maia fez coro ao ministro Gilmar Mendes, que afirmou hoje que é preciso ?desmistificar? o caixa 2.

? Não estou tratando disto neste momento, mas concordo com o ministro. Tem que ser desmistificado mesmo ? afirmou.

Ontem, O GLOBO mostrou que senadores estão se movimentando para aprovar a anistia ao caixa 2, uma articulação que ganhou força após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar réu o senador Valdir Raupp (PDMB-RO) por ter recebido dinheiro de suposta propina em doação eleitoral registrada no TSE.

As opções analisadas para discutir o tema são incluir a anistia em um projeto sobre o financiamento de campanhas ou tratá-lo no âmbito da proposta das 10 medidas anticorrupção, que está em fase de recontagem de assinaturas na Câmara e deve ser enviada em breve de volta ao Senado.