Cotidiano

Telefonia é o setor mais reclamado nos Procons, com 29% de 2,46 milhões de queixas

celular.jpgBRASÍLIA – O número de reclamações protocoladas nos Procons do país somaram 2,46 milhões no ano passado. A insatisfação com os serviços de telecomunicações continuam no topo da lista de insatisfação dos clientes, segundo levantamento com dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado nessa quinta-feira pela Secretaria do Consumidor (Senacon). As operadoras foram responsáveis por 28,8% das reclamações. Em seguida, estão os serviços financeiros (25,3%), como bancos e operadoras de cartão de crédito.

DEFESA _NOVO_ DIA DO CONSUMIDOR

Também estão na lista de mais reclamados, produtos de consumo no geral (20,3%), serviços privados (13,4%), serviços essenciais (7,6%) e planos de saúde (1,5%).

Os assuntos que mais recebem queixas no Procon são problemas com telefonia celular (13,9%), fixa (8,1%) e cartão de crédito (7,3%). Os principais problemas são com cobranças indevidas, com contratos e com vícios ou má qualidade de serviços e produtos.

A Senacon também divulgou os dados de reclamações por meio do consumidor.gov.br, portal criado pelo governo para intermediar problemas de consumo entre clientes e as empresas mais reclamadas. Desde 2014, quando o portal foi lançado, foram 581,9 mil reclamações feitas por 470,4 mil usuários cadastrados. Também nesses casos, as operadoras de telecomunicação lideram o ranking, com 47,5% das reclamações. Bancos e financeiras (23,9%) e comércio eletrônico (9,7%) vêm em seguida.

Apesar de serem os mais reclamados, os setores de telecomunicação e financeiro também têm os maiores índices de resolutividade dos problemas: em média, mais de 80% dos problemas que chegam a essas empresas são resolvidos.