
DEFESA _NOVO_ DIA DO CONSUMIDOR
Também estão na lista de mais reclamados, produtos de consumo no geral (20,3%), serviços privados (13,4%), serviços essenciais (7,6%) e planos de saúde (1,5%).
Os assuntos que mais recebem queixas no Procon são problemas com telefonia celular (13,9%), fixa (8,1%) e cartão de crédito (7,3%). Os principais problemas são com cobranças indevidas, com contratos e com vícios ou má qualidade de serviços e produtos.
A Senacon também divulgou os dados de reclamações por meio do consumidor.gov.br, portal criado pelo governo para intermediar problemas de consumo entre clientes e as empresas mais reclamadas. Desde 2014, quando o portal foi lançado, foram 581,9 mil reclamações feitas por 470,4 mil usuários cadastrados. Também nesses casos, as operadoras de telecomunicação lideram o ranking, com 47,5% das reclamações. Bancos e financeiras (23,9%) e comércio eletrônico (9,7%) vêm em seguida.
Apesar de serem os mais reclamados, os setores de telecomunicação e financeiro também têm os maiores índices de resolutividade dos problemas: em média, mais de 80% dos problemas que chegam a essas empresas são resolvidos.