Curitiba O surgimento do YouTube sem dúvida alguma representou uma revolução na produção de conteúdo para internet. Embora tenha sido desenvolvida apenas com a pretensão de facilitar o compartilhamento de arquivos audiovisuais, a plataforma entregou ao usuário a possibilidade de criar canais com conteúdos próprios e direcionados, o que resultou no nascimento de uma nova profissão: a de youtuber.
Inimaginável em gerações passadas, o trabalho de produzir, editar e postar vídeos na internet tem proporcionado uma crescente projeção ao youtubers, especialmente os que conseguem atingir a casa dos milhares de visualizações. É o caso do cearense Henrique Grosse, que trocou Fortaleza por Curitiba e idealizou do canal Clone. Aos 19 anos de idade, ele já conquistou mais de 1,4 milhão de inscritos.
O canal teve início em 2011 tratando exclusivamente de vídeos sobre games, mas com o passar do tempo o youtuber expandiu os conteúdos e passou a compartilhar também pegadinhas, opiniões, acontecimentos do dia a dia, desafios e, principalmente, vídeos com temáticas sobrenaturais e de terror. Novos materiais são postados três vezes por semana e costumam alcançar a média de 1 milhão de acessos, comenta Grosse.