NORUEGA – A Noruega superou a Dinamarca e foi eleita o lugar mais feliz do mundo, de acordo com um estudo divulgado, nesta segunda-feira, pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A análise, chamada Relatório Mundial da Felicidade, traz ainda o Brasil entre as nações mais felizes do planeta, ocupando a 22ª posição do ranking.
Entre os cinco países mais felizes do mundo estão, respectiva: Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Finlândia. A República Centro-Africana foi apontada como a nação menos feliz do planeta.
De forma geral, os países da Europa Ocidental e da América do Norte dominaram as mais altas colocações do ranking. Os Estados Unidos e o Reino Unido ficaram, por exemplo, nas colocações de 14ª e 19ª, respectivamente.
Por outro lado, as últimas colocações ficaram com países da África Sub-Saariana e aqueles tomados por conflitos internos e guerras. A Síria, por exemplo, aparece na 152ª posição da lista. Ao todo, a lista traz 155 nações.