Esportes

América-MG demite Givanildo Oliveira; Série A já tem quatro trocas de técnico

givanildo.jpg

O América-MG anunciou na manhã desta sexta-feira a demissão do treinador Givanildo Oliveira, que não resiste aos maus resultados neste início de Brasileiro. O clube mineiro foi derrotado pela Ponte Preta na noite de quinta, por 2 a 1, em Belo Horizonte, e se afundou na lanterna da competição, com apenas 2 pontos em cinco jogos.

TABELA: Confira os jogos e classificação do Brasileiro

Há pouco mais de um mês, Givanildo foi campeão mineiro com o América, derrotando o Cruzeiro na decisão. No Brasileiro, por outro lado, sua equipe não tinha nenhuma vitória: foram dois empates e três derrotas. A saída de Givanildo é a quarta troca de técnico em cinco rodadas da Série A.

Com a demissão, o campeonato perde seu técnico mais longevo neste ano. Givanildo estava no comando do América desde setembro de 2014, e conduziu a equipe ao acesso para a Série A em 2015. Agora, o posto de treinador mais antigo no cargo entre os clubes da primeira divisão é de Tite, que comanda o Corinthians desde o início de 2015.

— O América lamenta a saída de Givanildo por tudo que representou para o clube. Merece nosso respeito e consideração. Um técnico campeão mineiro, mas é hora de mudar — explicou Paulo Lasmar, presidente do América, ao “Superesportes”.

QUATRO TROCAS EM CINCO RODADAS

A demissão de Givanildo é também a quarta troca de comando entre os clubes da Série A neste ano, além da segunda só nesta semana. Na quinta-feira, o Coritiba havia anunciado o desligamento de Gilson Kleina, um dia após a derrota por 4 a 3 diante da Chapecoense, que deixou a equipe em 17º, na zona de rebaixamento, com 4 pontos.

Antes, Atlético-MG e Flamengo já haviam trocado de treinador. O clube carioca dispensou Muricy Ramalho não exatamente pelos resultados em campo, que eram contestados, mas sim por problemas de saúde.

Já o Atlético anunciou a saída do uruguaio Diego Aguirre após a eliminação da equipe na Libertadores. Oficialmente, o pedido partiu do próprio Aguirre e a decisão foi tomada de comum acordo. Aguirre chegou a comandar o Atlético-MG na estreia do Brasileiro, com derrota diante do Santos, por 1 a 0.