Cotidiano

PM monta operação de guerra para desocupar hotel abandonado em Brasília

hotel-brasiliaBRASÍLIA ? Duzentos policiais militares foram mobilizados na manhã deste domingo para retirar quatro mulheres, quatro crianças e quatro homens que ocupavam o prédio abandonado do antigo Torre Palace, no Setor Hoteleiro Norte, distante três quilômetros da Esplanada dos Ministérios. Na operação, iniciada às 6h30m, policiais usaram dois helicópteros para invadir o prédio pelo pelo teto, enquanto um outro grupo entrava pela portaria principal. Os policiais dispararam balas de borracha e bombas de efeito moral. Uma pessoa foi atingida por um tiro no rosto, segundo o G1.

O site informa a ação durou 40 minutos. Cercados pelo alto e por baixo, os líderes do movimento se renderam. Os adultos, vinculados ao movimento dos sem teto, foram levados para a Delegacia de Polícia Especializada, onde seriam autuados por tentativa de homicídio, resistência e dano ao patrimônio. Os procedimentos para a retirada dos invasores do prédio tiveram início na quarta-feira. A polícia isolou a área e até bloqueou seis pistas do Eixão, uma das principais avenidas de Brasília.

Os 12 homens, mulheres e crianças que permaneciam no local até a manhã deste domingo eram remanescentes de um grupo de sem teto ainda maior que ocupou o prédio em outubro do ano passado. Pelas informações da polícia, a área foi ocupada inicialmente por usuários de drogas e por moradores de rua. Depois acabou sendo tomada por pessoas ligadas ao movimento dos sem teto. O prédio invadido está situado numa das áreas mais valorizadas da capital. O prédio oferece uma vista privilegiada da Esplanada dos Ministérios.

O Torre Palace foi construído há 40 anos e, por longos anos, abrigou grande número de parlamentares que, sem residência em Brasília, optavam pelo hotel como moradia. No início da década passada o dono do hotel morreu e, em meio a desacordo de herdeiros, o prédio, próximo de outros hotéis, acabou abandonado. A ordem de desocupação foi expedida pelo Justiça local, depois da resistência dos líderes da invasão em deixar o prédio.