Cotidiano

TRE aceita recursos e confirma prefeito de Teresópolis e 2º turno em Nova Iguaçu

14500774_675945035889855_2323236600517278145_o.jpg

RIO ? O plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro deferiu, nesta quarta-feira, dois recursos apresentados por candidatos à prefeitos de Nova Iguaçu e de Teresópolis, o que alterou o resultado das eleições nestes municípios. Em Nova Iguaçu, o candidato do PR, Rogério Lisboa, teve sua candidatura registrada e vai concorrer ao segundo turno das eleições com Nelson Bornier (PMDB), que tenta se reeleger. Já no município da Região Serrana, o atual prefeito Mário Tricano (PP) teve seus 35.100 votos validados ? número que confirma sua reeleição.

Rogério Lisboa recebeu 157.986 votos no último domingo em Nova Iguaçu, o que lhe garantiria o primeiro lugar, mas aguardava definição sobre sua candidatura, que estava indeferida sob alegação de que faltavam documentos exigidos pela lei eleitoral. Nesta quarta, seu recurso foi a julgamento após o candidato ter apresentado ata das convenções dos partidos que compõem a coligação ?Trabalho, Fé e Humildades?, formado por PR, PT, PEN, PCdoB, PPS e PDT. Cabe recurso à decisão. No entanto, o TRE confirmou para o próximo dia 30 a disputa do segundo turno no município. Lisboa terá como adversário Bornier, que recebeu 131.531 votos.

A candidatura de Mário Tricano à prefeitura de Teresópolis também foi confirmada nesta quarta. Atual prefeito da cidade serrana, o candidato do PP obteve 35.100 votos no primeiro turno, contra 19.791 do peemedebista Dr. Luiz Ribeiro, que havia sido declarado prefeito antes do julgamento do recurso de Tricano. Com a decisão desta quarta, o atual prefeito foi reeleito. Teresópolis tem número de eleitores inferior a 200 mil, o que não permite a disputa em segundo turno. A decisão do plenário do TRE também é passível de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.

“Sempre acreditei na justiça. Conforme falei durante toda a campanha a minha candidatura foi legítima. O TRE/RJ acaba de DEFERIR o meu registro. Desta forma o voto do povo está validado. Agradeço a Deus e a todos que acreditaram!”, escreveu Tricano em seu perfil nas redes sociais.