BRASÍLIA ? Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a realização de segundo turno na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no Rio. O candidato Dr. Deodalto (DEM), que está com registro de sua candidatura sub judice, recorreu ao tribunal e conseguiu o direito de disputar contra Waguinho (PMDB), no próximo 30 de outubro. Sete candidatos disputaram o primeiro turno na cidade.
Sem computar os votos de Deodalto, Waguinho tem 72,4% dos votos válidos. Considerada a votação do candidato do DEM, o resultado do peemedebista cai para 49,4%. Deodalto fica com 31,7%. Assim, como ninguém obteve mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no município.
O ministro Henrique Neves, do TSE, que já havia concedido uma liminar no último domingo assegurando a realização do segundo turno, relatou ontem o caso e confirmou sua posição.
? Autorizei não apenas que ele dispute a eleição, como garanti que possa fazer propaganda eleitoral ? disse Neves, que reafirmou o entendimento de que, enquanto estiver sub judice, um candidato pode disputar até uma decisão final em última instância.
Luciana Lóssio acompanhou o colega.
? Não tem sentido um candidato disputar o primeiro turno e não disputar o segundo ? afirmou Lóssio.
O registro da candidatura de Deodalto havia sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio.