FRANKFURT – O Deutsche Bank estuda uma possível mudança de estratégia nos Estados Unidos, onde tenta evitar uma multa de US$ 14 bilhões possivelmente cobrada pelo Departamento de Justiça por danos a investidores na crise financeira de 2008, disseram este sábado fontes próximas à instituição alemã.
As fontes afirmaram que, ainda queabandonar totalmente o país ? seu mercado mais importante ? esteja provavelmente fora de discussão, o banco poderia considerar reduzir suas atividades com a intenção de focar nas necessidades dos clientes corporativos alemães no exterior.
O jornal “Welt am Sonntag” relatou anteriormente que uma mudança na estratégia de negócios poderia fazer parte de um acordo com as autoridades americanas, além do pagamento de uma multa. Além disso, a publicação informou que a entidade renunciaria ao negócio de banco de investimento nos Estados Unidos, mas as fontes não confirmaram a possibilidade.
Um porta-voz do Deutsche Bank negou comentar as informações.
Ainda que esteja negociando para reduzir a penalidade, o banco poderia ter que recorrer aos investidores para obter mais dinheiro se a multa for imposta integralmente. A instituição financeira avança lentamente em medidas para reduzir equipe e gastos gerais e vender ativos não estratégicos, um plano anunciado pelo diretor executivo John Cryan quando assumiu o cargo no ano passado.
Um fontes com conhecimento direto do assunto informou à Reuters que o diretor financeiro do Deutsche Bank sinalizou no mês passado a representantes dos trabalhadores que os cortes de emprego no banco podem atingir o dobro do planejado, o que significa a eliminação de outras 10 mil vagas.