Policial

Detento do Paraná estaria por trás de massacre em Roraima

Curitiba – Uma investigação da Polícia Federal apontou que o mentor do massacre que resultou na morte de 33 presos em um presídio de Boa Vista (RR) está preso em um presídio do Paraná. Conforme documentos e conversas interceptadas, Ozélio de Oliveira – conhecido como Sumô – comanda o PCC (Primeiro Comando da Capital) em Roraima diretamente da Casa de Custódia de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.

Na última sexta-feira (6), 33 presos foram mortos em uma chacina em Boa Vista. O massacre é atribuído ao PCC e visto como um desdobramento da disputa entre a facção paulista e o Comando Vermelho que resultou na morte de 56 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus (AM).

As investigações da Polícia Federal, iniciadas ainda em 2014, apontam que Sumô comanda a facção criminosa ao lado de Diego Mendes de Andrade, o Taylor, que cuida do aliciamento de novos integrantes e da divulgação da doutrina enquanto cumpre pena na Penitenciária Federal de Mato Grosso do Sul.

Uma das conversas interceptadas pela PF e pelo MPF (Ministério Público Federal), Sumô fala com Wax Nunes de Lima, responsável pela transmissão dos “salves” emitidos pelo comando da facção. Os dois falam sobre como conseguir celulares nas prisões. Sumô comenta a facilidade para se conseguir telefone nos presídios de Roraima e diz que onde está preso, no Paraná, são “somente” dois celulares por galeria.

“Eu morro de inveja de vocês aí que todo mundo tem um, isso aqui custa R$ 5 mil real [sic] moleque”, explica Sumô. “Caro que só, ‘né’! Padrinho, aqui R$ 5 mil é que nós paga ‘pro’ cara comprar pra nós aparelho”, responde Wax. A conversa é de 2014, segundo a Polícia Federal.