
Cascavel e Paraná - A terapia sistêmica trabalha com a realidade tal como ela nos chega através da percepção. O que é “realidade” para a terapia sistêmica de Hellinger? Vamos exemplificar isso através do modo como isso acontece em uma Constelação Familiar. Na Constelação observamos os representantes, seus movimentos, suas palavras, suas emoções, mas também o cliente e o próprio facilitador.
Uma vez que, na Constelação, está diante de nós não a família concreta com os seus membros, e sim unicamente representantes da família, qual “realidade” se mostra? Seguramente, não a realidade no sentido de que a Constelação reproduziria os fatos ou acontecimentos reais ocorridos em uma família, como se a Constelação fosse um “documentário”.
Em vez disso, podemos comparar a realidade que se mostra em uma Constelação ao entendimento que obtemos quando assistimos um filme. O filme traz à luz o lado invisível da realidade. Quando assistimos a um filme, alcançamos o entendimento de algo que depreendemos a partir dos movimentos e das falas dos atores.
Na Constelação Familiar acontece algo semelhante: a partir dos movimentos, falas e emoções dos representantes vem à luz o entendimento de uma realidade até então invisível. Através da Constelação Familiar se mostra uma verdade até então oculta para a família e para o cliente.
O terapeuta sistêmico, quando se depara com a verdade que se mostrou no campo, se pergunta: “o que faço agora, o que é possível?”. O terapeuta, portanto, está sempre voltado para a solução e não ao problema. Quando diz algo ao cliente, olha para a pessoa em questão para ver se essa ideia a nutre e a serve, ou se a perturba e a enfraquece.
O terapeuta precisa ser extremamente isento no que toca às suas convicções morais, ideológicas e de crenças. Somente assim o verdadeiro se desoculta e produz o entendimento de algo até então invisível ao cliente.
Sobre José Luiz Ames e Rosana Marcelino Ames
JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO AMES são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar
Siga Nossas Redes Sociais
Siga no Instagram ⬇️
https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM
Siga no YouTube⬇️
https://www.youtube.com/@amparar.terapias
Siga no Facebook⬇️https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL