Cotidiano

Usuários do transporte público de SP protestam contra aumento das tarifas

SÃO PAULO – Usuários do transporte público de São Paulo protestam, na tarde desta quinta-feira, contra o aumento nas tarifas de integração entre ônibus e trens ou metrô que o governador do PSDB Geraldo Alckmin havia anunciado no fim de 2016. A manifestação acontece dois dias após a Justiça suspender o reajuste.

O grupo saiu por volta das 19h da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, região central da capital. A ideia é seguir até a casa do prefeito João Doria (PSDB), no Jardins, zona Oeste.

O aumento no valor da integração entre diferentes meios de transporte foi a saída encontrada por Alckmin para bancar uma promessa de campanha feita por Doria, seu afilhado. Prefeitura e governo do estado se comprometeram a manter em R$ 3,80 as tarifas de ônibus, trem e metrô.

A Polícia Militar acompanha o ato e não registrou incidentes. Durante o ato, algumas pessoas distribuíram folhetos criticando Alckmin e Doria. ?Esse aumento é ainda mais cruel porque penaliza os mais pobres?, lia-se num dos trechos.

Em nota, a secretaria dos Transportes Metropolitanos afirma que, em cumprimento de determinação judicial, todas as linhas de ônibus intermunicipais, além do Corredor ABD na Área 5, de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas voltarão às tarifas cobradas até 7 de janeiro, nesta sexta-feira.