O Reino Unido não poderá negociar um acordo comercial com nenhum país até sua saída efetiva da União Europeia, assegurou, nesta segunda-feira, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, mostrar sua intenção de fechar um pacto ?rapidamente? com Londres.
? Enquanto um Estado membro siga sendo um Estado membro, não haverá negociações bilaterais sobre qualquer acordo comercial com terceiras partes ? afirmou Federica em entrevista coletiva, ressaltando que o Reino Unido segue sendo membro ?sete meses após o referendo? no qual venceu a opção de abandonar o bloco europeu.
Em declarações ao ?The Times? e ?Bild?, o magnata mostrou sua disposição de chegar a um acordo comercial com o Reino Unido ?rapidamente? e sua intenção de se reunir logo com a com a primeira-ministra britânica, Theresa May ? a qual, segundo a imprensa britânica, vai defender, nesta terça-feira, um divórcio ?duro? com a UE.
O ministro do Exterior britânico, Boris Johnson, havia classificado o anúncio das negociações comerciais como ?notícia muito boa?, e ressaltou que o acordo deveria ?claramente? beneficiar ambas as partes.
Londres prevê comunicar oficialmente sua intenção de abandonar a UE antes do fim de março, o que daria início a até dois anos de negociações de divórcio.