O governador do Paraná, Ratinho Junior recebeu o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, sexta-feira (4), em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a Gestão Bolsonaro.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região. O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares e diversos outros temas trabalhados e iniciados na gestão do ex-presidente.
“Cardápio”
Além da visita de cortesia, o encontro de Bolsonaro e Ratinho Jr também teve “2026” no cardápio do almoço. Apesar de seguirem para Londrina sem falar com a imprensa da Capital após almoço, Bolsonaro e Ratinho Jr “degustaram” a disputa eleitoral do próximo ano. Logo ao desembarcar no Aeroporto Afonso Pena, Bolsonaro disse que gosta muito do governador e lembrou que “tivemos um bom relacionamento no passado [durante seu governo]”.
Apesar de afirmar que a disputa de 2026 não estava na pauta do encontro, o deputado federal do PL, Filipe Barros, que articulou o encontro, disse à Folha de São Paulo que se trabalha para consolidar aliança entre os grupos de Ratinho e Bolsonaro no Paraná, incluindo o apoio ao candidato do governador à sua sucessão.
Eleições 2026 no Paraná
“Naturalmente estaremos dentro do projeto do governador [na eleição ao governo do Paraná em 2026]. Jair Bolsonaro tem uma excelente relação com o [apresentador de televisão] Ratinho pai e o Ratinho governador”, disse Barros que manteve a política da boa vizinhança afirmando que a pré-candidatura presidencial de Ratinho Junior é “natural e faz parte da política”, mas que, dentro do PL, “nosso candidato chama-se Jair Bolsonaro”.