Cotidiano

Treinamento buscará projetos mais eficientes

A capacitação, com aulas presenciais e online, terá 396 horas e foi estruturada em três etapas

Foz do Iguaçu – Garantir maior eficiência aos projetos de diferentes áreas e, por conseguinte, à aplicação dos recursos públicos municipais será o objetivo central de um programa de formação voltado a servidores das 52 prefeituras do Oeste paranaense que será desenvolvido entre abril e julho.

“Percebemos hoje uma deficiência na elaboração, gestão e monitoramento de projetos nos municípios. A intenção é implementar um processo formativo de longo prazo e com o tempo atingir todos os municípios da Amop”, destaca João José Passini, gerente do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná, que promove o treinamento em conjunto com Itaipu e Amop.

TRÊS ETAPAS

A capacitação, com aulas presenciais e online, terá 396 horas e foi estruturada em três etapas. A primeira compreende a oferta do curso semipresencial “Fundamentos do gerenciamento de projetos”, que acontecerá nos meses de abril e maio, somando carga de 28 horas. O curso é gratuito e limitado a 200 vagas.

Os alunos que concluírem a capacitação inicial poderão inscrever-se para a segunda etapa, que terá duração de 180 horas e disponibiliza 80 vagas, mas com custo de R$ 900 para servidores das prefeituras em dia com as mensalidades da Amop e R$ 1,2 mil para os demais.

A terceira etapa terá 30 vagas, voltadas para concluintes da fase anterior. Os participantes que finalizarem essa etapa receberão o título de especialistas em nível Lato Sensu em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos, conferido por instituição de ensino superior registrada no Ministério da Educação.

CONTEÚDOS

As disciplinas da Especialização em Gerenciamento de Projetos e Gestão Pública trabalhará os seguintes conteúdos: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, Concepção de Projetos, Plano de Gerenciamento de Projetos, Implementação de Projetos, Monitoramento e Controle de Projetos, Encerramento e Transição de Projetos, Gestão Financeira, Orçamentária e Patrimonial, Controle nas Organizações Públicas, Ética na Administração Pública, Modelo Brasileiro de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Setor Público, Novas Tendências na Gestão Pública, Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, Metodologia de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas e Metodologia do Trabalho Científico.