Kassab confirma Ratinho
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse, que o partido já tem pelo menos por enquanto um nome para concorrer à Presidência da República em 2026: o do governador do Paraná, Ratinho Junior. “No plano nacional, o governador do Paraná, um excelente quadro, já se ofereceu para ser o candidato. Tanto Ratinho quanto Ronaldo Caiado, governador de Goiás, já disseram que só não sairão candidatos se o Tarcísio se candidatar”, disse Kassab.
Ratinho nega Lula
No domingo (23), o Blog do Esmael apresentou uma análise sob o cenário eleitoral de 2026, que apresentava um suposto cenário com Lula candidato à presidente e Ratinho à vice. Logo em sequência, o governador foi às redes sociais desmentir a possível aliança. “Sou governador do Paraná, um Estado que é referência para o país, e acredito que o Brasil precisa de um método eficiente para mudar, se modernizar e ser mais justo”, escreveu Ratinho Júnior.
Pacheco x Freitas
A reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, de ontem (24), foi palco de um bate-boca entre os deputados estaduais Renato Freitas (PT) e Marcio Pacheco (PP). O bate-boca começou após Freitas acusar um assessor de Pacheco de desrespeitá-lo, o que provocou a reação do parlamentar cascavelense, que saiu em defesa do auxiliar.
Troca de farpas
O clima rapidamente se exaltou, e os parlamentares trocaram farpas. O presidente da CCJ, Ademar Traiano (PSD), tentou intervir para acalmar os ânimos, mas acabou também sendo alvo de novas críticas por parte de Freitas.
Impasse na Alep
A direção nacional da Federação PSDB/Cidadania manifestou apoio oficial à posse de Michele Caputo Neto como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. O impasse surgiu após a eleição de Douglas Fabrício (Cidadania) para a Prefeitura de Campo Mourão, abrindo uma vaga na Casa.
Polêmica
A polêmica envolve a ordem de suplência definida nas eleições de 2022. Inicialmente, o primeiro suplente era Leônidas Favero Neto, mas ele se desfiliou do Cidadania e ingressou no PL em março de 2024 o que, segundo a federação, resultou na perda automática de sua condição de suplente. Mesmo com uma refiliação posterior ao Cidadania, a Federação PSDB/Cidadania alega que a vaga pertence à federação.
Na Justiça
A disputa foi parar na Justiça. Michele Caputo impetrou um mandado de segurança contra a Alep, para garantir sua posse, argumentando que a decisão de manter Leônidas na linha de sucessão viola o princípio da fidelidade partidária e fere a segurança jurídica do processo eleitoral. O desembargador Miguel Kfouri Neto, relator do caso no TJPR, negou liminarmente o pedido de Michele Caputo. Agora, o caso segue em tramitação no TJPR.
Impasse no PL
Além de Caputo, o jornalista Ogier Buchi (PL) também reivindica uma segunda vaga. Ele busca a cadeira deixada por Marcel Micheletto (PL), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Assis Chateaubriand. No entanto, a Alep convocou Jairo Tamura (PL), de Londrina, que igualmente havia se desfiliado do PL.
PSDB e Podemos?
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o PSDB desistiu da união com PSD e MDB e acena agora para outros dois partidos: Podemos e Solidariedade. Segundo informado, nos bastidores, o receio dos tucanos era se tornar submisso ao PSD. Diante do risco de se apequenar, a decisão foi abrir conversa com dois partidos menores para tentar manter o protagonismo político.