SUSTENTABILIDADE

Itaipu anuncia investimentos em energia solar para hospitais do centro-sul do Paraná

Foto: Divulgação/Itaipu Binacional
Foto: Divulgação/Itaipu Binacional

Paraná - A Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) anunciaram, na sexta-feira (7), um projeto inovador: a construção de uma usina fotovoltaica no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava (PR).

Essa iniciativa faz parte do projeto Femipa Energia, lançado no último dia 3, em Curitiba, e tem como objetivo reduzir custos com energia elétrica para Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o Paraná.

Energia solar para reduzir custos e beneficiar hospitais

A usina fotovoltaica será instalada em um terreno adquirido pelo Hospital São Vicente, localizado às margens da PR-170, na saída para Pinhão. Com uma área total de 30.000 metros quadrados, o espaço abrigará painéis solares capazes de gerar 2,5 Megawatts (MW) de energia.

Desse total, 1,6 MW serão destinados ao consumo das duas unidades do Hospital São Vicente, enquanto o excedente será direcionado ao Hospital Santa Tereza, contribuindo para a redução dos custos operacionais.

Compromisso com energia sustentável

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância desse investimento:

“Com esse projeto, será possível gerar energia solar para os hospitais beneficentes da região, quase zerando a conta dessas entidades. Isso permite que elas possam investir mais na qualidade dos serviços, que é um grande desafio na gestão dessas instituições.”

Já o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, reforçou que essa iniciativa beneficiará diretamente a população:

“É uma forma de a Itaipu Binacional proporcionar melhor atendimento para a comunidade, garantindo mais qualidade nos serviços hospitalares.”

Impacto social e ambiental positivo

O diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, enfatizou a preocupação da empresa com a sustentabilidade e o impacto social da iniciativa:

“A Itaipu Binacional é referência mundial em ações ambientais e sociais. Hoje, vemos esse compromisso beneficiando a população de Guarapuava, com investimentos na saúde e na geração de energia limpa. Com essa usina solar, o hospital poderá realocar recursos antes destinados ao pagamento da conta de luz para outras necessidades essenciais.”

Hospitais filantrópicos enfrentam desafios financeiros

O presidente do Hospital São Vicente, Odacir Tonelli, ressaltou as dificuldades enfrentadas por instituições filantrópicas:

“Apesar das dificuldades, estamos avançando. O SUS não cobre muitos exames necessários, como o de mamografia, e o hospital precisa arcar com essa diferença.”

Para ele, a parceria com a Itaipu é um marco para o setor:

“Apresentamos a ideia das placas solares para a Itaipu, que prontamente aceitou. Essa parceria será um grande avanço para todo o Paraná.”

Investimento milionário e economia significativa

O projeto Femipa Energia, que conta com um investimento superior a R$ 81 milhões da Itaipu Binacional. Ademais, ele beneficiará hospitais sem fins lucrativos e Santas Casas que pertencem aos grupos tarifários A e B.

Portanto, a estimativa é de uma economia anual de R$ 11,7 milhões, o que representa o suprimento de 35% da energia consumida por essas instituições.

Por fim, com essa iniciativa, hospitais filantrópicos poderão direcionar mais recursos para a melhoria do atendimento à população, garantindo mais eficiência e sustentabilidade.

Fonte: Itaipu