Cascavel - O prefeito Renato Silva (PL), que já atuava como vice na Gestão Paranhos, e o vice-prefeito Henrique Mecabô (Novo), completaram seu primeiro mês no comando da Prefeitura de Cascavel. Como a proposta de Renato foi de continuidade, ainda não é possível notar grandes diferenças na gestão, até porque boa parte dos secretários de Paranhos continuam no primeiro escalão da nova administração.
Entre as ações dos primeiros 30 dias do Governo Renato Silva, destaque para o “Domingo Passe Livre” – que teve o decreto assinado no dia 1° de janeiro, mas foi lançado oficialmente no dia 5 de janeiro – já movimenta cerca de 10 mil passageiros, incentivando as famílias a utilizarem os espaços urbanos sem o custo da tarifa do transporte coletivo.
Transporte coletivo
O programa garante a gratuidade do transporte coletivo em todos os domingos, abrangendo toda a frota – que inclui 149 ônibus, dos quais 15 são elétricos, reforçando a referência da cidade em eletromobilidade. A medida também se estenderá a datas comemorativas estratégicas, como Natal, Ano Novo, Aniversário do Município e dias de eleições, ampliando o acesso à mobilidade para toda a população.
Para os usuários, a utilização é simples: quem possui o cartão ValeSim passa pela catraca sem ter o crédito debitado; para os demais, o acesso se dá pela porta traseira, mediante solicitação ao motorista. A política tem como objetivos incentivar o lazer, dinamizar o comércio local e até beneficiar trabalhadores que circulam aos domingos.
Segurança Pública
Outra pauta abordada nesse primeiro mês de gestão foi a segurança pública, apontada como prioridade, sendo criado um grupo estratégico de combate à criminalidade. O novo grupo já trabalha na elaboração de uma campanha de mobilização que visa sensibilizar a comunidade a não oferecer esmolas – uma medida que busca inibir práticas criminosas associadas a pessoas em situação de rua – e fortalecer a rede de acolhimento, integrando as operações das forças de segurança.
Segundo fontes da Prefeitura, a campanha deverá ser oficialmente lançada nas próximas semanas.
Saúde
Na saúde, a entrega da Unidade de Saúde da Família do distrito de São João do Oeste foi a primeira obra inaugurada por Renato Silva e Henrique Mecabô e, segundo o prefeito, representa um avanço importante para a população. Reformada com um investimento superior a R$700 mil, a USF agora conta com 391,67m² de área e 31 ambientes, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo serviços de qualidade para os moradores.
Além disso, o município intensificou a mobilização contra o Aedes aegypti, vetor da dengue e chikungunya. Em ação concentrada na região norte, no bairro Melissa, agentes de saúde, equipes de limpeza e maquinários estão trabalhando em conjunto para eliminar os criadouros do mosquito. A operação inclui aplicação de fumacê, roçada, distribuição de sacos de lixo e orientações à população – uma iniciativa que se estenderá a outras áreas da cidade.
Perspectivas
Na avaliação de Renato Silva, embora o primeiro mês ainda seja de definições e mobilização das equipes, a sua gestão será de grandes obras e políticas públicas. “O primeiro mês, é claro, ainda é de definições de muitos projetos, de mobilizar as equipes, de compreender mais afundo o que podemos fazer para melhorar a cidade e evidentemente de muito trabalho. As ações não param, a prefeitura está sempre em movimento. O objetivo é de nos próximos meses anunciar grandes obras e políticas públicas que vão impactar positivamente na vida dos cascavelenses.”
Ele explicou ainda que as medidas começaram a sair do papel e os cascavelenses já podem notar o trabalho que está sendo realizado. “Assumi a Prefeitura de Cascavel no dia 1° de janeiro de 2025 e hoje, 30 dias após essa missão, sinto-me ainda mais motivado a seguir trabalhando a serviço da comunidade. Uma conquista é ter feito valer o meu compromisso com a sociedade e ter colocado em prática, já no dia 5 de janeiro, o Domingo Passe Livre, que hoje já se consolida como um programa de mobilidade e acesso a lazer, cultura e incentivo ao comércio em Cascavel”.