Quando se trata de segurança no trânsito, a visibilidade é essencial. Garantir que o limpador de para-brisa do seu carro esteja em boas condições é fundamental para uma condução segura, uma vez que o componente é responsável por remover a poeira e outros resíduos que podem comprometer a visão do motorista.
Com a chegada das chuvas de verão, que costumam acontecer com a chegada da estação, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, traz quatro dicas práticas para preservar o limpador de para-brisa, que muitas vezes é subestimado.
Limpeza regular
Utilize produtos especializados que removem sujeira, gordura da parte interna e externa sem deixar marcas. Aplique o produto diretamente no vidro e finalize com um pano de microfibra.
Inspeção das palhetas
Observe sinais de desgaste, como rachaduras ou ressecamento. Substitua imediatamente caso identifique problemas.
Troca
A substituição deve ser feita a cada seis meses a um ano, dependendo da frequência de uso e condições climáticas.
Palhetas limpas
Use um pano úmido para retirar o acúmulo de sujeira e prolongar sua eficiência. Palhetas de limpador de para-brisa desgastadas podem causar uma série de problemas, como visibilidade reduzida devido ao acúmulo de sujeira e resíduos que comprometem a segurança na direção, além de danos ao para-brisa, como marcas e riscos permanentes, e ruídos incômodos gerados pelo atrito, que podem prejudicar a concentração do motorista.
“O uso de produtos apropriados melhora a visibilidade e aumenta a durabilidade do limpador de para-brisa”, afirma Danilo Silva engenheiro de aplicações da Motul.