Cotidiano

Lavouras ainda não foram afetadas pelas geadas

O alerta fica para o excesso de umidade no solo, que pode ocasionar o surgimento de doenças e afetar a produtividade

Cascavel – Com 100% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, o trigo parece não ter sofrido com as geadas registradas neste mês. O diagnóstico é do Deral (Departamento de Economia Rural), do Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel.

O alerta fica para o excesso de umidade no solo, que pode ocasionar o surgimento de doenças e afetar a produtividade. “Isso deve ocorrer se esta umidade permanecer por muitos dias, caso contrário, são doenças que podem ser facilmente controladas”, afirma e economista do Deral, Jovir Esser.

A preocupação aumenta se a incidência de geadas aumentar nas próximas semanas e durante o inverno, assim como indica a previsão meteorológica para a estação. Com um inverno mais rigoroso, a qualidade do cultivo fica ameaçada.

Na regional, que compreende 28 municípios, foram semeados 109.800 hectares com trigo e a expectativa de produção, neste momento, é de 318,5 mil toneladas. A colheita do cereal inicia a partir de agosto.

 

MILHO

Quanto ao cultivo de milho safrinha, ainda não foi possível diagnosticar com precisão as perdas provocadas pelas geadas. Segundo Jovir, apenas um levantamento mais minucioso em todos os 28 municípios deverá indicar um panorama preciso das perdas. O boletim mensal da Seab deve ser divulgado hoje.