SÃO PAULO ? A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), lançada nesta quinta-feira, surgiu após a constatação de que boa parte da cobertura sobre Educação muitas vezes é feita por repórteres pouco experientes na área, que necessitam de melhor treinamento. A Jeduca também tem a intenção de conquistar mais espaço na imprensa para matérias sobre o setor. Seu site tem textos para auxiliar os jornalistas e, em breve, terá uma agenda de fontes a serem consultadas em reportagens.
? Há tempos, algumas pessoas discutiam a necessidade de preparar melhor o jornalista de Educação. Sabemos que, nas redações, é muito comum um repórter mais experiente sair e a cobertura ficar órfã, ou na mão de jornalista novato. Em algumas redações sequer existe o profissional que cobre Educação. Queremos contribuir para melhorar a cobertura botando esses profissionais em rede ? disse Antonio Gois, colunista do GLOBO e presidente da Jeduca.
Além de promover cursos para os jornalistas, a Jeduca disponibiliza gratuitamente um ?editor público? para orientação sobre pautas. A instituição também irá atuar na defesa de jornalistas que tenham sua prática profissional dificultada.