INFORME DA REDAÇÃO

Informe da Redação

Usinas Copel

A Copel renovou as concessões das usinas hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias por mais 30 anos. A assinatura dos contratos de renovação contou com a presença do governador Ratinho Junior e do presidente da Copel, Daniel Slaviero. O valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, que são as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.

Privatização Celepar

O Tribunal de Contas do Paraná deu prazo de 15 dias para que a Casa Civil forneça acesso imediato a servidores da Corte de Contas informações e dados que tratem de estudos da desestatização da Celepar. A decisão é do conselheiro Durval Amaral e endereçada ao diretor-geral da Casa Civil do Paraná, Maiquel Guilherme Zimann.

Pelo Paraná

O candidato à presidência da OAB, Seccional do Paraná, na chapa Pela Ordem, advogado Flávio Pansieri esteve em Cascavel ontem (19), onde participou de um encontro com a advocacia no interior do Estado. Além de Cascavel, Pansieri esteve em outras cidades da região e passará por outras regiões do estado na reta final da campanha. As eleições para a OAB PR serão na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, a votação será das 9h às 17h.

Alerta Detran

O Detran do Paraná emitiu um alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que a CNH do destinatário está em processo de suspensão ou cassação.

Alerta Detran II

Ao clicar no link enviado, a vítima é direcionada para uma página que simula o sistema oficial “Gov.br”. Nesta página falsa é solicitado ao motorista o preenchimento com seus dados pessoais para consultar o suposto processo. Em seguida, o site exibe informações fictícias sobre infrações e valores a serem pagos, com a opção de “regularizar” a situação.

Moro e incêndios

Em pronunciamento no Senado Federal, o senador paranaense Sergio Moro (União Brasil) alertou para o incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, especialmente na Ilha Peruzzi, em Guaíra, que, segundo ele, já perdeu mais de 230 hectares. Moro afirmou que o governo federal negligenciou a cidade de Guaíra. Ele mencionou invasões de terras e a paralisação de processos de reintegrações de posse na região.

Tarifa e desenvolvimento

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, disse ser a favor de um meio-termo entre desenvolvimento de projetos e tarifas para Itaipu. Segundo ele, a hidrelétrica binacional é um “sucesso da diplomacia, da engenharia e da integração de 2 povos”. Com o pagamento da dívida da construção de Itaipu (cerca de R$ 11,4 bilhões ao ano), Brasil e Paraguai agora discutem a revisão do Anexo C da hidrelétrica, que diz respeito à gestão financeira do acordo.

G20

Encerrou ontem (19), a Cúpula do G20, que reuniu líderes das 20 maiores economias do mundo, realizada no Brasil. Após dois anos sem consenso no G20, a declaração final do grupo foi assinada por todos os países. A declaração foi considerada de importante diplomacia, já que assinaram um mesmo documento, países como Estados Unidos (EUA), Rússia, China, Argentina e Alemanha.