E cresceu o movimento em torno da candidatura do vereador Tiago Almeida para presidência da Câmara Municipal de Cascavel. Ao contrário que se comentou semana passada, quando o prefeito eleito Renato Silva teria enviado emissário declarando apoio a permanência de Alécio Espínola no comando do Legislativo, não tem acordo. Almeida, com seus 4.243, não vai ser vice do fiel escudeiro de Paranhos. O grupo “Fechados com Tiago”, extraoficialmente, conta com 14 votos! Já tem até gente pedindo o “Hino da Vitória”…
Não abre mão?
Reeleito como campeão de votos e o mais votado da história da Câmara de Cascavel, Tiago está decidido a não “abrir mão” da disputa pela presidência para o biênio 2025/2026. E, segundo consta, ele tem apoio substancial de novatos. Parte dos reeleitos também demonstra descontentamento com a gestão de Alécio Espínola, mas será que isso basta?
O jogo
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cascavel não se resume à vontade dos vereadores. Há interesses ocultos, “caciques” e aquele velho jogo de influência que garante que o poder nunca fique apenas nas mãos de quem foi eleito. A cada troca de comando da Mesa, especialmente, no início de uma nova legislatura, o jogo é pesado e não é para amadores.
O Placar
E, na contagem dos votos para escolha do novo presidente da Câmara, por enquanto o placar é o seguinte: Tiago teria os votos de Edson Souza, Dr. Lauri, Suco, Serginho Ribeiro, Evernton Guimarães, Rondinelli, Fão do Bolsonaro, Sadi Kisiel, Xavier, Valdecir Alcântara, Sibulski e Bia Altâncara; Alécio contaria com Contador Mazutti, Aldonir Cabral e Hudson Moreschi Junior. Na lista dos indecisos estariam João Diego, Policial Madril e Cidão da Telepar.
++++
Mecabô de novo…
Henrique Mecabô, vice-prefeito eleito pelo NOVO tem acelerado o passo na costura para composição do futuro staff do governo do prefeito eleito Renato Silva. Mecabô fez 27.651 votos para deputado federal em 2022 e, naturalmente, com a vitória nas urnas no primeiro turno no pleito municipal, sua futura candidatura a deputado federal em 2026 é dada como certa…
Compromissos?
Mas há quem diga que a candidatura de Mecabô para federal em 2026 estaria prejudicada pelos compromissos firmados pelo PL na costura da chapa com Renato Silva. A informação é que o apoio do grupo que ganhou a Prefeitura de Cascavel tem compromisso com uma candidatura do PL. Porém, ninguém viu ou ouviu o Mecabô falar que fez compromisso de não ser candidato, certo?
Adelino sem apoio? Nos corredores da política, os rumores não são nada bons para Adelino Ribeiro. O ex-deputado estadual, que vinha contando com o fiel escudeiro Rogério Amaral para as eleições de 2026, pode ter perdido um aliado crucial. Rogério, que até então estava nos bastidores, agora parece interessado em ser protagonista e deve se lançar como candidato a deputado estadual. Sem mandato, mas pode ser acomodado em algum cargo na Prefeitura de Cascavel ou ainda no Estado.