EM CASCAVEL

Rondinelle Batista faz história como primeiro vereador eleito pelo partido Novo

Rondinelle Batista faz história como primeiro vereador eleito pelo partido Novo

Cascavel – Em sequência à série de entrevistas exclusivas do jornal O Paraná com os vereadores eleitos pela primeira vez para o exercício do mandato em Cascavel, nesta edição a conversa é com Rondinelle Batista (Novo). O objetivo da série é aproximar os eleitores das propostas e trajetórias dos novos representantes.

Rondinelle conquistou 2.211 votos nas urnas no dia 6 de outubro e foi o primeiro vereador eleito pelo partido Novo na história de Cascavel. Completando a façanha, essa foi a primeira vez que ele disputou um cargo político. Durante a conversa, Rondinelle destacou a importância da renovação no legislativo cascavelense, bem sua trajetória até conquistar o primeiro mandato de vereador e os planos que tem frente a Câmara de Cascavel. Confira entrevista na íntegra no final da matéria.

O Paraná – Foi a sua primeira disputa a um cargo eletivo. O que você tira de experiência da disputa da primeira eleição e ainda sair vitorioso?

Rondinelle – Foram 2.211 votos conscientes de pessoas que esperam renovação e de pessoas que olharam para mim, olharam para a minha história e entenderam que eu posso representá-las na Câmara de Vereadores. Eu nunca tinha sido candidato, embora goste da política e até estivesse envolvido em campanhas de outras pessoas, de outros amigos anteriormente, mas pela primeira vez eu disputei uma eleição. Então, foi uma boa experiência. Por se tratar de uma primeira eleição não dá para negar que a votação é expressiva, o que me enche de responsabilidade por renovação. Porque eu vejo que as pessoas que votaram em mim, como eu disse, elas encontraram congruência naquilo que eu falo, com aquilo que eu vivo, e esperam de fato, uma renovação. Aliás, eu enxergo em todo o país um mover de renovação da política. […] As pessoas de bem devem se envolver com a política. O empresário, o agricultor, o trabalhador do comércio, que nós devemos ocupar esse espaço. Porque senão os donos do poder, que querem a gente longe da política, eles tomam conta.

Então, o que me move estar na política é fazer uma política limpa, fazer uma política responsável, fazer uma política visando o interesse de toda a cidade, aquilo que a gente chama de o bem comum e não o interesse próprio, não o interesse apenas de uma pessoa ou de um grupo. Então, o que me move estar na política é ajudar a cuidar do crescimento da nossa cidade, que ela continue crescendo de forma organizada e hoje nós precisamos ter pessoas comprometidas com a cidade lá.

O Paraná – Qual foi a lição mais importante que você teve durante essa campanha eleitoral?

Rondinelle – As pessoas gostam de política. As pessoas acreditam na política. Embora às vezes elas fiquem desacreditadas com o agente político, em sua grande maioria as pessoas gostam de política. E as pessoas recebem bem quando se quer renovar a política. E quando se quer renovar com qualidade, as pessoas recebem bem. Então, acho que essa é uma grande lição que eu tiro da campanha.

O Paraná – O que a população de Cascavel pode esperar do vereador Rondinelle a partir de 2025 na Câmara de Cascavel?

Rondinelle – Pode esperar trabalho; pode esperar uma equipe de assessores escolhidos de forma técnica, pessoas que querem trabalhar. Eu trabalhei a minha vida toda. Desde que eu me entendo por gente, eu trabalho. Desde criança. Meu primeiro trabalho… Eu fui criado na roça, no sítio, então meu primeiro trabalho era de ser o bombeiro. O bombeiro no sítio, na roça, é quem leva a água para os mais velhos que estão trabalhando na roça. Depois o pai dava uma enxadinha pequena e conforme a gente crescia, crescia o tamanho da enxada.

Então eu trabalhei toda a minha vida, depois aos 15 anos fui para a cidade, fui ser Office-boy, fui ser vendedor, fui ser promotor de vendas, depois fui empreender e graças a Deus deu tudo certo. Então, se eu trabalhei a minha vida toda, a população pode esperar de mim muito trabalho e da minha equipe também. Que se trabalhe, trabalhe de forma técnica, que faça a fiscalização necessária e que aprove tudo aquilo que é para o bem comum e reprove tudo aquilo que não é para o bem comum.

O Paraná – Quais são suas expectativas como vereador?

Rondinelle – Espero poder ajudar, espero poder contribuir com a cidade. Quero aprender, lógico, como que é todo o trâmite. É normal que quem chega de primeiro mandato precisa passar por um tempo de aprendizado. Espero aprender rápido, mas tenho a expectativa de fato de produzir algo, de não ser alguém que está ali somente para passar os quatro anos; somente para passar o tempo, somente para ganhar tapinha nas costas e ser chamado de vereador, de ser chamado de autoridade. Não espero isso, espero trabalhar, espero contribuir para o crescimento da cidade, para a organização da cidade.

O Paraná – E quais são as suas principais pautas e bandeiras como vereador?

Rondinelle – O meu jingle dizia assim – Rondinelli é homem de família e Rondinelli é trabalhador. Então eu vou defender a família. Tudo aquilo que ferir a família eu vou ser contra. Eu espero defender a causa do idoso. Tenho no meu coração a proposição de um projeto para que o Renato Silva e o Henrique, que são os prefeitos, criem em Cascavel o Centro Dia. Em resumo, é uma “creche” para o idoso; é um lugar para o idoso dependente passar o dia enquanto aqueles que cuidam dele, os familiares, trabalham. Então, pretendo cuidar do idoso.

Existe um gargalo em Cascavel que nós precisamos estudar juntos e resolver juntos com o poder público, com a própria iniciativa privada, com a sociedade civil organizada, dialogar como nós vamos resolver a questão das mais de 4 mil crianças que estão à espera de uma vaga no Cmei. Eu espero também poder contribuir dentro daquilo que cabe ao vereador pela construção do novo Centro de Eventos, que é muito importante; sou do setor de eventos e eu entendo que um Centro de Eventos e uma Arena Multiuso vão agregar muito para o crescimento da cidade, para a questão do turismo de negócios, do turismo de eventos. E, como eu disse, espero fiscalizar de maneira responsável o poder público também.

O Paraná – Você também é um dos nomes da renovação. Qual a importância da oxigenação no Poder Legislativo de Cascavel?

Rondinelle – Tudo na vida é bom renovar. É bom ter sangue novo, é bom ter ideias novas. Eu entendo que as pessoas que ficam muito tempo no poder público, de maneira especial aqueles que estão por cargo eletivo podem criar alguns vícios. Então, como eu disse; renovar! As pessoas vêm com ideias novas, com um jeito novo de fazer política. Eu entendo que cada vez mais o cidadão brasileiro está mais bem informado por conta da ascensão das redes sociais, que dá voz para todo mundo, mas o brasileiro está cada vez mais politizado e a renovação faz parte de um povo politizado.

O Paraná – Você é o primeiro vereador eleito pelo Partido Novo a se eleger aqui na capital do Oeste.

Rondinelle – De fato, o Partido Novo fez história. O Partido Novo se organizou para isso. Pode ser novidade para as pessoas que estão de fora, mas não para nós do time do Novo. Porque assim nós nos tratamos lá como um time. Nós sabíamos que ia fazer história, colocando uma, duas ou três cadeiras. A gente não sabia, mas sabíamos que íamos fazer isso. Eu não cheguei sozinho. De fato, foi uma chapa muito bem montada de pessoas do bem, de pessoas que querem trabalhar, de pessoas que querem fazer a diferença na política. E você vai ver que foram todos muito bem votados. E assim nós somamos no time.

Assista abaixo a entrevista completa: