Um substituto do Fusca. Com linhas claras e design puro. Desenvolvido de maneira revolucionária por Giorgetto Giugiaro, em 1974, o Golf se tornaria o automóvel de maior sucesso da história da Volkswagen. Cinquenta anos depois, a Volkswagen do Brasil reúne passado e futuro em sua Garagem VW, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Por lá, tudo começa com a apresentação de seu acervo para jornalistas e membros de clubes: são quatro Golf muito especiais em exposição – e um deles inédito. A Garagem VW acaba de ganhar mais um ilustre integrante: um Golf GTI MK4,5. O belíssimo exemplar pintado na cor Preto Magic foi produzido em 2008. Para ser exposto ao lado dos demais clássicos VW, ele passou por um impecável processo de restauração que durou seis meses e incluiu a desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.
Equipado com um motor 1.8 Turbo, ele ganhou mais pressão no turbocompressor. O resultado? Aumento do torque e potência do carro quando abastecido com gasolina de alta octanagem. A potência saltou 180 cv para 193 cv e o torque subiu de 23,9 kgfm para 25,4 kgfm. Com todo este poder de fogo, o modelo acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava aos 227 km/h).
A versão GTI do Golf MK4,5 oferecia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e automática Tiptronic, também de cinco marchas, que podia ser utilizada como uma transmissão automática convencional (com a alavanca de câmbio no canal esquerdo) ou como uma transmissão semiautomática sequencial. Nesta condição, o motorista fazia as mudanças de marcha na própria alavanca (com leves toques para a frente ou para trás), proporcionando uma condução mais esportiva.
Nesta geração, o GTI trazia, de série, um generoso pacote de equipamentos que incluía direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.
Esse clássico pertenceu à frota de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen e tem pouco mais de 20 mil km rodados.
Ao lado da mais nova estrela do acervo está o Golf GTI MK8,5. O modelo recém-lançado na Europa brilhou no Rock in Rio, arrancando suspiros do público, e acaba de ser confirmado no Brasil para 2025!
Conheça o acervo
Golf GTI Competição. Criado em 1999 por uma equipe entusiasta do Desenvolvimento do Produto e inspirado nas corridas europeias, ele nasceu de um projeto extracurricular, mas, ao contrário de seu “irmão” GTI, nunca chegou ao público. O Golf GTI Competição surgiu como um carro conceito, em um momento em que a Volkswagen buscava explorar o desempenho nas pistas, sem comprometer o DNA do GTI de rua. Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número 17, em homenagem à Ala 17 da Planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o time responsável pelo desenvolvimento da máquina trabalha.
Assim como o primeiro Golf, que há 50 anos é um ícone mundial, a versão Competição do acervo compartilha o espírito de inovação e paixão por carros, sendo criado por uma equipe que buscava superar limites. Suas rodas de 16 polegadas, importadas da Volkswagen Motorsport, são acompanhadas por pneus slick, ideais para o uso em pistas. O modelo possui o mesmo conjunto motor/transmissão do GTI de série, fórmula consagrada que trouxe o melhor das pistas para o nosso acervo, com um design super diferenciado.
O Golf GTI Competição é equipado com itens que fazem jus ao nome, como gaiola de segurança confeccionada pela nossa Engenharia de Protótipos (seguindo os padrões da FIA), cintos e banco de corrida tipo concha, além de um sistema de extinção de incêndio. O carro levou cerca de seis meses para ser projetado e executado, com mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada e teve a cambagem ajustada para -4°15′ na dianteira, em comparação aos -0°33′ originais; o eixo traseiro permaneceu com medidas originais.
Produção no Paraná
As exportações do Golf para Estados Unidos e Canadá têm início em março de 2000. O Golf MK4,5 foi produzido em São José dos Pinhais entre 2007 a 2013. No mesmo ano, a Volkswagen importa o Golf MK7 da Alemanha e depois do México. A produção nacional do Golf MK7 começa em 2015 e tem uma atualização em 2018, se encerrando em 2019, mesmo ano em que a Volkswagen comercializa um lote do Golf GTE no Brasil. Cinco anos depois, o anúncio que todos esperavam: o Golf GTI retornará em 2025!