RIO – Tirar dúvidas, receber o cartão de embarque e também atualizações sobre seu voo pelo aplicativo Messenger (o bate-papo do Facebook) são alguns dos serviços que a companhia aérea KLM passou a oferecer aos seus usuários.
O serviço funciona 24 horas por dia. Após a compra da passagem no site da KLM, basta escolher a opção – que está disponível na página – “Facebook Messenger” como a forma ideal para ser contactado pela empresa. Logo depois da confirmação da compra, o cliente receberá lembrete sobre quando é hora de fazer o check-in on-line e receberá o cartão de embarque com o QR code, que dá acesso à área de embarque.
As solicitações e dúvidas são feitas através de mensagens com funcionários da empresa, que ficam conectados ao aplicativo.
No último dia 10 de junho, a Gol inaugurou um serviço de check-in pelo Twitter, para voos domésticos e internacionais, também oferecendo a emissão do cartão de embarque.
PESQUISA COMO MOTIVAÇÃO
Uma pesquisa realizada pela KLM mostrou que muitas pessoas não querem abrir aplicativos extras – como de companhias aéreas – especialmente se estiverem conectados em uma rede wi-fi e tentando economizar bateria, muito comuns entre os viajantes.
Em entrevista para a revista Conde Nast Traveler, o vice-presidente da empresa, Tjalling Smit, afirma que os resultados motivaram a KLM a buscar “estar onde os clientes querem estar” e não “empurrar usuários para usar seus apps”.
“Mesmo se tivéssemos um belo site e um aplicativo, devemos estar onde os nossos clientes estão e eles costumam ficar cada vez mais em aplicativos de bate-papo”, afirmou.
Outras informações no site da KLM.