Cotidiano

Santa Terezinha avanço na educação básica

O município divide com outros seis a 10ª colocação no Estado , e das 50 cidades do Oeste, figura entre as 14 que superaram a meta para 2021

Santa Terezinha – O Ministério da Educação divulgou na semana passada os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e a rede escolar municipal de Santa Terezinha de Itaipu tem motivos de sobra para celebrar. O município divide com outros seis a 10ª colocação no Estado do Paraná, e das 50 cidades do Oeste, figura entre as 14 que superaram a meta para 2021.

O Ideb é um indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas. O cálculo é realizado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados e aplicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

As médias seguem uma escala de 0 a 10 para língua portuguesa e matemática. A pesquisa projeta como será o desempenho médio dos municípios brasileiros em 2021, ano em que o índice das escolas públicas municipais devem atingir média de 6.5. Apesar do prazo para alcançar essa média, Santa Terezinha já ultrapassou a meta do MEC, conquistando na avaliação de 2015 a média de 6.7.   

“É um momento feliz para a comunidade escolar da rede municipal, que se empenhou muito para elevar o índice do Ideb, resultado que começa na educação infantil”, enfatizou a Secretária Municipal de Educação, Simara Cordeiro. “A educação é um processo e nossos educadores estão continuamente em crescimento e desenvolvimento, ensinando os nossos alunos com qualidade desde o início da vida escolar”. 

Investimentos

Para a secretária de educação o resultado também é fruto dos investimentos na infraestrutura da educação e nos recursos didáticos e pedagógicos colocados à disposição dos profissionais que atuam na rede municipal. “Por isso o nosso reconhecimento e carinho a toda a comunidade escolar”, frisou Simara.

A Escola Municipal Alexandre Zilli Netto foi a que atingiu a melhor nota na avaliação do Ideb, 7.6. “Um resultado que comemoramos com toda a equipe pedagógica e alunos”, disse a diretora da escola, Maria Rosangela Rodrigues. A média das demais escolas ficou assim: Olímpio Spricigo (7.2), Nossa Senhora do Carmo (6.7), Cecília Meireles (6.5) e Monteiro Lobato (6.0).