NOVA YORK E LONDRES – A Unilever chegou a um acordo para comprar a Seventh Generation, empresa que fabrica produtos de limpeza naturais e com consciência ambiental. Segundo a multinacional, a Seventh Generation registrou vendas de mais de US$ 200 milhões em 2015, com crescimento anual composto na casa dos dois dígitos ao longo da última década. Mas os detalhes da aquisição não foram revelados.
A transação faz parte de um esforço da gigante para ocupar um espaço maior da seção de produtos naturais nos pontos de vendas, aumentando também seu apelo com os millennials.
A geração nascida entre meados da década de 1980 e o início dos anos 2000 tem buscado, cada vez mais, empresas novas que são vistas como eco friendly, pressionando algumas das corporações tradicionais.
?Essa adição ao portfólio de produtos da Unilever vai nos ajudar a atender à demanda crescente por produtos de alta qualidade com um propósito?, afirmou Nitin Paranjpe, presidente da divisão da Unilever de cuidados com a casa, em comunicado.
MAIS PRESSÃO EM OUTRAS EMPRESAS
A Seventh Generation vende detergentes, sabão para roupas e outros produtos livres de fragrâncias e corantes artificiais. Em seu site, a empresa chega a brincar com o fato. Ao lado da imagem de seus detergentes, ela diz: ?Porque Fiji Funk não é realmente um cheiro . Nossas fragrâncias são reais?. E então explica que os aromas vêm de óleos essenciais e extratos botânicos
Esse portfólio pode ajudar a Unilever a se tornar um desafio maior para a Procter & Gamble, a líder de mercado, disse Ali Dibadj, um analista da gestora de investimentos Sanford C. Bernstein.
? Nós temos estado muito impressionados há um bom tempo pela Seventh Generation em termos de sua gestão, sua inovação e no entregar ao consumidor o que eles realmente querem ? reiterou o analista. ? Isso põe um pouco mais de pressão sobre empresas como a Procter & Gamble para oferecer o que o consumidor quer em termos de produtos ambientalmente corretos.
A Unilever já expressou interesse em comprar a Honest ? cofundada pela atriz Jessica Alba ?, informou uma pessoa com conhecimento da situação na semana passada. A empresa também tem um foco em produtos naturais, embora se concentre mais em itens de cuidados com bebês e produtos de higiene pessoal.
Para Dibad, isso levanta a questão de se o acordo com a Seventh Generation vai afetar essas deliberações.
? Por um lado, isso (a compra da Seventh Generation) sugere que eles estão interessados neste tipo de negócios ? acrescentou ele. ? Por outro, é como se eles agora já tivessem feito uma aposta nessa área.