
Segundo agentes de polícia egípcia, as operações de resgate continuam na tentativa de encontrar outros eventuais passageiros da embarcação. O bote virou perto de Rosetta, no Norte do Egito, com 600 pessoas a bordo.
Na terça-feira, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) afirmou que mais de 300 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo para viajar à Europa desde o início de 2016. Segundo a agência, este pode ser o ano com maior número de vítimas fatais em naufrágios caso se mantenha o ritmo atual.
A travessia é frequentemente realizada por quem foge da pobreza e das guerras em seus países de origem e busca melhores condições de vida nos países europeus.
? O número de refugiados e migrantes que chegaram às costas europeias superou hoje a barreira dos 300.000 ? declarou William Spindler, porta-voz do Acnur em Genebra, na terça-feira.
O número é consideravelmente inferior ao número registrado durante os nove primeiros meses de 2015 (520 mil), mas é superior ao do conjunto de 2014 (216 mil). Quase todos os migrantes e refugiados que atravessam o Mediterrâneo tentam chegar a Grécia ou Itália.
De acordo com o Acnur, 3.211 pessoas morreram ou são consideradas desaparecidas no Mediterrâneo desde janeiro. O número de mortos é 15% inferior ao total de vítimas fatais em 2015.
? Neste ritmo, 2016 será o ano mais letal para o mar Mediterrâneo ? disse Spindler.