RIO ? Confira os números do setor de saúde suplementar, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):
Índice de Resolutividade de Mediação de Conflitos (NIP) por semestre:
1º semestre de 2014 – 82,7%
2º semestre de 2014 – 83,1%
1º semestre de 2015 – 82,8%
2º semestre de 2015 – 85,2%
1º semestre de 2016 – 88,9%
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) * – Ano-Base 2015
– 253 empresas (25,9%) ficaram com nota entre 0,80 e 1,00 (nota máxima)
– 535 empresas (54,9%) ficaram com nota entre 0,60 e 0,79
– 144 empresas (14,8%) ficaram com nota entre 0,40 e 0,59
– 37 empresas (3,8%) ficaram com nota entre 0,20 e 0,39
– Seis empresas (0,6%) ficaram com nota entre 0 e 0,19
? RESULTADOS
De acordo com os dados de 2015, 160 empresas (23%) de assistência médica ficaram com notas entre 0,8 e 1 ponto. Juntas, essas operadoras concentravam 21,82 milhões de beneficiários (44,27%) no ano passado. No grupo seguinte, com notas entre 0,6 e 0,79, ficaram 417 operadoras (60%) de assistência médico-hospitalar, que tinham cobertura de 24,57 milhões de clientes (49,85%) no período avaliado. Outras 19 empresas tiveram notas entre 0,40 e 0,59 e quatro pontuaram na faixa de 0 a 0,19.
Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, 93 operadoras (33,21%) alcançaram notas entre 0,8 e 1 ponto do IDSS, com base nas informações de 2015. Essas empresas concentravam 10,75 milhões de beneficiários no ano passado (69,47%). De acordo com os dados, 118 empresas (42,14%) da segmentação odontológica tiveram notas entre 0,6 e 0,79. Esse grupo concentrou 4,13 milhões de pessoas (26,68%). Duas empresas tiveram notas entre 0 e 0,19.
* O IDSS é considerado a nota das operadoras, num total de notas que vai de 0 a 1
** O programa avaliou a atuação de 975 operadoras, sendo 695 do segmento médico-hospitalar e 280 exclusivamente odontológicas, ao longo de 2015