Cotidiano

Esquema especial de segurança para as eleições começa nesta sábado

RIO ? A Polícia Militar começa na tarde deste sábado o esquema especial de segurança das eleições. Serão empregados 9.500 policiais, além do efetivo normal, em todo o Estado, nas cidades que terão segundo turno.

A partir de 14h, a PM fará a escolta das urnas, enquanto elas são distribuídas, e depois fará a guarda dos locais de votação, até a noite de domingo. Recebem o reforço o Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Além disso, as Forças Armads auxiliarão no policiamento ostensivo no Complexo da Maré, em bairros da Zona Oeste do Rio, na Baixada Fluminense, em Niterói e em São Gonçalo. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) também terão funcionamento diferenciado.

PRISÃO RESTRINGIDA

Desde a última terça-feira, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, exceto em flagrante delito, por sentença condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). A regra está em vigor até 48 horas após o término da eleição.

Esta não é, entretanto, a única regra para prisões durante o período eleitoral. Desde o último dia 15 ? 15 dias antes da votação ?, candidatos que disputem o segundo turno só podem ser presos ou detidos também em flagrante delito.