Cotidiano

Escolas pensam estratégias e aconselham alunos sobre adiamento do Enem

ENM.jpgRIO- O adiamento do Enem em pelo menos 300 locais de prova em todo país, devido às ocupações estudantis, tem chamado a atenção de coordenadores pedagógicos de colégios e cursos pré-vestibulares. Com a aplicação do exame em outra data para parte dos alunos, as instituições já traçam planos para que esses estudantes tenham uma programação diferenciada do resto da turma que já prestou o Enem. Os educadores dizem ainda que a decisão do MEC pode abalar o emocional dos alunos. enem

A expectativa é que a prova seja feita por esses alunos nos dias 6 e 7 de dezembro. De acordo com o MEC, caso as escolas continuassem ocupadas após esta segunda-feira não haveria tempo hábil para realização do Exame nesses locais. O Ministério também alegou que por questões de segurança não transferiria a prova para outras instituições. A ocupação que, segundo a Ubes, já acontece em 1.177 instituições, entre escolas, universidades e institutos federais, é um protesto contra a PEC 241, que estabelece um teto para o gasto público, e a Medida Provisória que reforma o ensino médio.

O Paraná é o estado mais afetado pelas ocupações. Em um balanço divulgado pelo MEC há cerca de duas semanas, quando o número de protestos em todo país era de 181, cerca de 80% dessas escolas eram no Paraná.

? O MEC deveria ter um plano B para isso. Não é de hoje que as ocupações estão aí. Isso atrapalha bastante o aluno, ele pode, por exemplo, ter outra prova na nova data marcada pelo MEC ? critica Alceu Gnoatto, diretor do curso Positivo de Curitiba, no Paraná.?Faremos uma turma específica para os que perderem o Enem continuarem a preparação, não podemos abandoná-los.

Gnoatto afirma ainda que o adiamento pode atrapalhar o emocional dos alunos:

? O aluno se preparou psicologicamente emocionalmente para fazer o exame nos dias 5 e 6 e agora a prova não será mais naquele dia. Isso gera insegurança no aluno. É horrivel? critica.

Para Danielle Dornelles, psicóloga do Colégio pH, no Rio, os alunos não devem se desesperar. Ela orienta que se mantenham tranquilos e confiem que, independente da data, o conhecimento necessário para fazer a prova já foi adquirido ao longo do ano.

– É improtante que os alunos mantenham a calma. Aqueles que se sentirem prejudicados devem ter em mente que seus direitos serão garantidos, que eles vão realizar a prova, independente de ser realizada agora ou posteriormente. Importante manter a calma e confiar no que foi feito- aconselha.

O adiamento da prova também pode ser visto de maneira positiva pelos mais otimistas. De acordo com Renato Pellizzari, coordenador de vestibular do Colégio Qi, o adiamento não influencia negativamente no desempenho dos alunos, pelo contrário.

– O adiamento é uma alegria geral e também uma frustração. Mas não deixa de ser um alívio para os alunos, porque terão um pouco mais de tempo para lapidar o conteúdo. Continuaremos fazendo uma série de revisões. Se o exame vai acontecer de qualquer forma, isso não impacta o aluno negativamente. É um adiamento de no máximo três semanas.

Ele destaca ainda que não há possibilidade de um exame ter nível de dificuldade maior que o outro:

– O MEC tem um banco de questões e sua metodologia de construção do exame permite que eles sejam iguais em nível de dificuldade. Não acontece de haver um Enem mais fácil que o outro.