Cotidiano

Contra ?invasão venezuelana?, Colômbia deporta 33 mulheres a Caracas

2016_923980161-201607171531423394_AFP.jpg_20160717.jpg BOGOTÁ ? A Colômbia afirmou nesta segunda-feira que deportará 33 mulheres venezuelanas que se encontram irregularmente no país. O governo justificou a decisão com a tentativa de conter o que chama de uma ?invasão? de venezuelanos após a recente reabertura da fronteira com o país vizinho. Enquanto a Venezuela vive uma grave crise econômica, que inclui a escassez de itens básicos, centenas de milhares de pessoas recorrem às cidades colombianas para fazer compras de alimentos e remédios.

Segundo o setor de migração colombiano, as 33 mulheres foram levadas à cidade de Cúcuta, perto da fronteira venezuelana. De lá, elas serão encaminhadas às autoridades do seu país.

Na primeira semana depois que Bogotá e Caracas decidiram reabrir gradualmente a fronteira, 381 mil pessoas já entraram no território colombiano, segundo o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Deste total, 76% dos venezuelanos cruzaram a fronteira por motivos comerciais e os outros 24% alegou questões médicas, de estudo ou de trabalho.

Após a reabertura da fronteira, Santos denunciou ?problemas de invasões em diferentes municípios e cidades de venezuelanos que entram e não voltam?.

? Este é um problema que vamos afrontar ? disse, no sábado, o presidente.