Cotidiano

Raro esqueleto de dodô será leiloado pela primeira vez em um século

201608251044181436_AP.jpg

RIO ? A casa de leilões Summers Place Auctions, em West Sussex, no sudeste da Inglaterra, anunciou nesta quinta-feira a oferta de uma peça extremamente rara. Não se trata de uma pintura ou escultura de um artista famoso, mas do esqueleto quase completo de um dodô, animal extinto no século XVII pela ação humana. Será a primeira vez em quase cem anos que um esqueleto desse tipo será leiloado.

? A raridade e completude deste espécime não pode ser sobrevalorizada ? disse Rupert van der Werff, diretor da casa de leilões. ? Ele fornece uma oportunidade única para um indivíduo ou instituição possuir uma espécime deste ícone da extinção.

A venda será realizada em novembro, e a expectativa é que o valor alcance as centenas de milhares de dólares. O esqueleto está 95% completo, mas ele é formado por partes de vários animais, não de apenas um. O colecionador que está oferecendo a peça não conseguiu apenas uma parte do crânio e um conjunto de garras.

Os dodôs viviam em Maurício, um pequeno arquipélago no Oceano Índico a cerca de 800 quilômetros de Madagascar. Os primeiro registros históricos sobre a existência dessa espécie datam de 1598, e menos de cem anos depois do primeiro contato com os humanos, em 1662, ele foi avistado pela última vez.

201608251044011433_AP.jpg

A ave, que não era capaz de nadar nem voar, alcançava cerca de um metro de altura, com peso de aproximadamente 20 quilos.

Vivendo em isolamento, a espécie não tinha predadores e, por esse motivo, não temia os humanos e se tornou uma presa fácil. Apesar das poucas informações sobre o animal, sua carne é descrita como muito apreciada, e os dodôs foram caçados até a extinção.

A maior parte dos ossos que formam o espécime em leilão foram recuperados ainda no século XIX no pântano de Mare aux Songes, maior depósito de fósseis da espécie. Desde então, o governo de Maurício proibiu a exportação de ossos de dodô.

No mundo, existem apenas dois esqueletos completos com ossos de apenas um animal, sendo que um deles está exposto num museu em Maurício. Apenas 26 museus possuem boas coleções da espécie, com esqueletos quase completos.