BRASÍLIA ? Depois de protagonizar um verdadeiro barraco no plenário com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta sexta-feira estar “chateado” e lamentou ter tido reação “ainda mais desproporcional” que a da senadora petista.
? Fiquei profundamente chateado porque foi uma reação desproporcional dela. Mas talvez a minha reação tenha sido ainda mais desproporcional e me penitencio por isso. Não é o meu estilo extrapolar, mas é um aprendizado diário ? afirmou o peemedebista.
Renan e Gleisi batem boca no Senado
Renan disse ainda que perdeu uma de suas maiores virtudes, a temperança. Mas que a briga foi “pedagógica” para que isso não aconteça novamente:
? A segunda-feira será mais civilizada que hoje. Mas hoje foi pedagógico e não vai mais se repetir.
Mais cedo, o peemedebista usou o microfone para reclamar dos colegas e repetiu que a sessão era um “hospício”. O clima esquentou quando ele criticou a senadora Gleisi Hoffmann por ela ter dito que o Senado não tinha moral para julgar a presidente Dilma.
? Eu não quero tocar fogo não, mas como uma senadora pode dizer uma decisão dessas? Chegou ao cúmulo de dizer aqui que o Senado não tinha moral para julgar a presidente. Uma senadora que o presidente do Senado conseguiu no Supremo desfazer seu indiciamento feito pela Polícia Federal ? disse Renan, exaltando e recebendo vaias.
RENAN: ‘FUI AO EXTREMO’
Perguntado se a vinda do ex-presidente Lula ao Senado junto com Dilma, na segunda-feira, vai exaltar os ânimos dos senadores, ele respondeu que nada será capaz de “tumultuar” mais do que o que ocorreu hoje, porque ele próprio já teria ido “ao extremo”.
? Nada tumultuará o Senado mais do que hoje. Eu já fui ao extremo e desfiz uma característica que me dá orgulho, a temperança, Tenho que proteger esse ativo ? disse.
Apesar do mea culpa, o presidente do Senado ainda brincou, dizendo que mesmo nas brigas e discussões acaloradas a Casa ainda é mais civilizada que a média.
? Aqui no Senado pelo menos as pessoas se xingam e se agridem mais civilizadamente.
O senador José Medeiros (PSD-MT) comentou a briga entre Renan e Gleisi:
? Eu adorei. Renan nos lavou a alma pelos ataques dela ao Senado. Mas enfim, , Gleisi nos fez um favor, trouxe o voto do Renan para o nosso lado.