Cotidiano

Diálogo EUA-Rússia está congelado 'em quase todos os níveis', diz Kremlin

201609050524278403_AFP.jpg

MOSCOU – O diálogo entre Rússia e Estados Unidos está “congelado em quase todos os níveis” – afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta quarta-feira (21). Em entrevista à emissora russa Mir-TV, Perskov garantiu que “o diálogo com os Estados Unidos está congelado em quase todos os níveis”.

? Não nos comunicamos, ou reduzimos ao mínimo os contatos ? disse Peskov.

As relações entre Rússia e Estados Unidos conhecem grandes tensões por causa de suas divergências no conflito sírio e na crise ucraniana. Já o porta-voz do departamento de Estado americano, John Kirby, garantiu que “o compromisso diplomático com a Rússia se mantém em relação a um grande número de questionamentos”, em particular sobre o conflito sírio.

Desde o início do mês, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, conversou por telefone três vezes com o secretário de Estado americano, John Kerry, segundo a Chancelaria russa.

“O fato de termos divergências significativas com Moscou (…) é algo muito conhecido, mas não há pausas no diálogo”, afirmou Kirby.

Essa deterioração de suas relações, inédita desde o final da Guerra Fria, começou depois da reanexação da península da Crimeia por parte da Rússia, enquanto Moscou é acusada por Washington de apoiar os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia. Por esse motivo, sofreu sanções econômicas dos EUA e da União Europeia.

Nesta quarta, a diplomacia russa disse “lamentar” a prolongação dessas sanções decidida na véspera pelo Tesouro americano. Essas tentativas de pressão sobre Moscou “não têm futuro e estão destinadas ao fracasso”, garantiu a porta-voz da Diplomacia russa, Maria Zakharova, acrescentando que a Rússia tomará “naturalmente medidas de represália”.

Depois da vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais americanas em novembro, o presidente russo, Vladimir Putin, chegou a afirmar que esperava um “diálogo construtivo” e um “trabalho mútuo” com Washington, “para tirar as relações entre Rússia e Estados Unidos de sua situação crítica” atual.