Cotidiano

Trens de alta velocidade da Espanha terão wi-fi a partir de dezembro

ave_exterior-_c_patier_30-1a8e4.jpgRIO – A partir de dezembro a Renfe, operadora do sistema ferroviário da Espanha, começará a oferecer wi-fi em seus trens de alta velocidade (AVE). A meta da companhia é que até o final de 2017 todas 89 composições desse serviço especial tenham internet sem fio a bordo.

bv wi-fi trem

A primeira linha AVE a contar com o serviço será a Madri-Sevilha, já em 5 de dezembro. A segunda seria a Madri-Barcelona, até abril.

O serviço, batizado de Renfe Play e fornecido pela Telefónica, terá dois pacotes. O mais simples e gratuito, com 20Mb, estará disponível para todos os passageiros, de todas as classes, desde que se inscrevam no programa de fidelidade +Renfe. Quem viaja na classe Preferente tem direito a contratar um pacote maior, de 100Mb, por 4 euros.

Enquanto os passageiros ficam mais conectados dentro dos trens, o governo espanhol investe na ampliação do sistema ferroviário de alta velocidade. Em 2016 mais mil quilômetros foram adicionados à rede, permitindo que os AVEs cheguem a cidades como Zamora, León, Palencia e Burgos.