BRASÍLIA – O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse nesta quarta-feira que vai monitorar os mercados após a vitória do republicano Donald Trump nos Estados Unidos. Ao chegar ao Ministério da Fazenda para uma reunião com o ministro Henrique Meirelles, ele afirmou que o BC tomará as medidas se houver necessidade.
? Nós estamos acompanhando os mercados globais e do Brasil. Caso necessário, tomaremos as medidas adequadas ? prometeu o presidente.
Ele foi questionado sobre o possível impacto do resultado da eleição americana nos mercados emergentes. E também ouviu perguntas sobre os efeitos que a vitória de Donald Trump poderá ter no esperado processo de elevação das taxas de juros nos Estados Unidos na reunião do mês que vem. No entanto, não deu respostas sobre esses assuntos.
? Meu comentário será sobre os mercados ? afirmou.
Além de Ilan e Meirelles, participa da reunião o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele chegou apressado e evitou o contato com a imprensa. Questionado sobre a vitória de Trump, disse que falará na saída do encontro.