BRASÍLIA e RIO – Uma das novidades da declaração do Imposto de Renda 2017 é que a Receita Federal vai pedir o número do telefone celular e o email dos contribuintes na hora de declaração, ainda que essas informações não sejam obrigatórias. Mas a própria Receita alerta que não enviará emails às pessoas, como informou o supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir. Caso a Receita opte por este tipo de comunicação no futuro, vai avisar aos contribuintes, além de pedir autorização para isso, segundo Joaquim Adir:
? A Receita não manda email, nós estamos hoje coletando esses dados, mas eles não são de preenchimento obrigatório. No futuro, se a Receita optar por algum acesso do contribuinte por informações, ela poderá criar um mecanismo, mas antes que isso ocorra a Receita trará uma informação bem clara e a autorização do contribuinte. Cabe à gente alertar que neste momento não encaminha email para os contribuintes.
Contribuinte já pode baixar programa do site da Receita
Tabela do Imposto de Renda não tem correção e deduções caem ou ficam congeladas
Especialistas alertam que é preciso tomar cuidado para evitar fraudes que possam comprometer os contribuintes. Sócio de impostos da EY (antiga Ernst & Young), Antônio Gil Franco, alerta que as pessoas só devem se comunicar com a Receita Federal através dos canais oficiais, como o site e o aplicativo:
? A Receita está se aproximando dos indivíduos. A princípio as comunicações oficiais da Receita continuarão por correspondência física. De qualquer forma, as pessoas devem evitar responder diretamente um email ou um torpedo. O canal oficial da Receita é o portal.
A partir da próxima semana, leitores do GLOBO e do EXTRA poderão tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2017. As perguntas serão respondidas por especialistas da área de imposto da EY (antiga Ernst & Young) e já podem ser enviadas por este link.