RIO – O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) anunciou, nesta terça-feira (14), as novas regras para quem vai visitar o Parque Estadual do Jalapão. Entre as mudanças estão a proibição do uso de drones nas dunas e da entrada de animais domésticos, exceto para cães guias. O órgão também delimitou as áreas de nado e o banho está proibido nas lagoas que ficam próximas das dunas. Bebidas alcoólicas também não poderão ser consumidas dentro do parque.
Segundo o órgão, as medidas foram “elaboradas para preservar o ecossistema local”.
As novas regras reforçam, ainda, as proibições que já existiam, como alimentar e interagir com animais silvestres, retirar material (como plantas) da natureza e acender fogueiras dentro do parque.
A partir de agora, a condução de turistas ao local só poderá ser feita por empresas cadastradas pelo Ministério do Turismo. “As regras dão mais segurança ao turista, que terá assistência de empresas regularizadas operando no Jalapão”, afirma o órgão.
Onze empresas do estado estão cadastradas para operar no Jalapão, mas o número de agências que trabalham na informalidade é bem maior, informa a Naturatins.
“As medidas anunciadas também vão facilitar a fiscalização do parque estadual”, finaliza o comunicado.
As regras já estão em vigor. Outras informações no site da Naturatins.